• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Prémio Jovens Músicos 2008 teve 152 intérpretes inscritos

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Prémio Jovens Músicos 2008 teve 152 intérpretes inscritos

Cento e cinquenta e dois músicos participaram na 22.ª edição do Prémio Jovens Músicos, PMJ, organizado pela RDP Antena 2 e cujas provas finais decorrerão entre 02 e 6 de Setembro no Teatro Nacional de São Carlos.

As provas eliminatórias do Prémio, a mais importante competição de música clássica em Portugal, realizaram-se entre 21 e 27 de Julho na Casa da Música, no Porto.

Os vencedores nas diversas modalidades do concurso - trombone, trompete, fagote, flauta, contrabaixo, violino, piano e música de câmara (níveis médio e superior)- participarão em 25 de Setembro, às 22:00, no Concerto dos Laureados, este ano a realizar pela primeira vez no Porto, mais precisamente na Sala Suggia, Casa da Música, e com transmissão em directo na Antena 2 e em diferido, em data a anunciar, na RT2.

Acompanhará os concertistas a Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo maestro Cesário Costa.

Este ano sob a direcção do compositor Luís Tinoco, o PMJ tem no júri músicos como Teresa de Macedo, Osvaldo Ferreira, António Rosado, Miguel Borges Coelho, Roberto Erculiani, David Harrison Hugo Assunção, Severo Martinez, António Augusto Aguiar, Pedro Wallenstein, Alexandra Mendes, Xuan Du, Nuno Inácio, Katherine Rawdown, António Quítalo, Steve Mason, Ana Telles, Alberto Roque e Christopher Bochmann.

Importante plataforma de lançamento no mundo musical para muitos dos laureados, o PMJ revelou, desde a sua criação em 1987, músicos de craveira internacional como Pedro Carneiro (percussão), Alexandre Delgado (viola), Gerardo Ribeiro (violino) e Paulo Gaio Lima (violoncelo).

Em cada uma das modalidades, os vencedores ganham prémios pecuniários (o mais elevado no valor de 2000 euros) e uma bolsa de estudo da Gulbenkian.

Será ainda gravado um CD com andamentos de concerto (ou outras peças de repertório) interpretados pelos vencedores da edição de 2007 e da edição em curso.

No Concerto dos Laureados, o júri atribui ao melhor solista da noite o Prémio Especial Maestro Silva Pereira, no valor de 2500 euros, destinados ao financiamento duma masterclass de nível internacional.



lusa
 
Topo