Prémio Goya de melhor filme para chileno

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,997
Gostos Recebidos
358
O filme "La Vida de los Peces", do chileno Matías Bize, venceu o prémio Goya do cinema espanhol para melhor filme hispano-americano de 2010.

A longa-metragem, com argumento do próprio Bize e Julio Rojas, conta a história de um homem, Andrés (Santiago Cabrera), que reside há dez anos na Alemanha e regressa ao Chile para selar o seu passado antes de se instalar definitivamente em Berlim.

Os membros da Academia espanhola escolheram "La Vida de los Peces" em detrimento dos outros nomeados, que eram o peruano "Contracorriente", de Javier Fuentes-Léon, "El Hombre de al Lado", dos argentinos Gastón Duprat e Mariano Cohn, e o mexicano "El Infierno", de Luis Estrada.

O Goya de melhor canção original foi atribuído ao uruguaio Jorge Drexler, por "Que el Soneto nos Tome por Sorpresa", composta para o filme "Lope", realizado pelo brasileiro Andrucha Waddington.

"Estou emocionado e ao mesmo tempo triste por não estar no carnaval de Montevideu", afirmou o músico ao receber o prémio, que dedicou ao realizador e a Isabel de Urbina, "o amor que partilhei com Lope de Vega", acrescentou.

Drexler, que cantou uma estrofe da canção ao aceitar o troféu, conquistou o seu primeiro Goya à segunda nomeação, depois da que obteve em 2008 com "Cándida" - um prémio que lhe chega seis anos depois do Óscar da academia cinematográfica norte-americana, com a canção "Al Outro Lado del Río", do filme "Diários de Motocicleta", realizado pelo também brasileiro Walter Salles.

Jornal de Notícias
 
Topo