- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 45,603
- Gostos Recebidos
- 1,026

Imagine este cenário: apetece-lhe uma gulodice e lembra-se de um chocolate esquecido no fundo da prateleira, mas o aspeto deixa a desejar. Já lhe aconteceu? Nada tema. "Chocolate esbranquiçado não significa que está estragado", assegura a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
Ao contrário do que parece, "o chocolate é um produto bastante frágil, que pode perder brilho e ganhar uma coloração mate esbranquiçada ou acinzentada quando não é bem conservado", explica. No entanto, a Deco garante que "continua próprio para consumo", ainda que o aspeto e a textura o tornem menos apetitoso.
"O fenómeno pode dever-se à formação de cristais de açúcar ou de matérias gordas. A película esbranquiçada por cristalização do açúcar resulta, geralmente, de uma conservação em ambiente excessivamente húmido. O açúcar migra para a superfície, cristaliza e forma a película", diz. Para evitar essa alteração, deve guardar o chocolate num ambiente seco, arejado e ao abrigo da luz, a uma temperatura entre 18ºC e 20ºC.
A película esbranquiçada por cristalização de matérias gordas é um problema menos conhecido. Trata-se de algo provocado pela gordura do cacau e do leite. "Em contato com outros ingredientes (como, por exemplo, bolacha e nozes no recheio), pode ocorrer uma migração de matérias gordas 'estranhas' através do chocolate."
IN:NM