• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Possível corredor para humanos:Encontradas provas de vida em dois grandes rios no Sar

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Encontradas provas de vida em dois grandes rios no SaraForam descobertas provas da existência moluscos e bivalves em dois grandes rios, em pleno Sara, e pode ter sido aí passagem dos seres humanos de África para o resto do mundo. Até agora achava-se que só a região do Nilo poderia ter sido atravessada
Que a humanidade surgiu em África é hoje em dia um dado consensual, mas a forma como os primeiros seres humanos saíram do continente deixa ainda muitas dúvidas.

Especialistas encontraram probas da existência de dois grandes rios em pleno deserto do Sara, e da presença de humanos lá, o que abre a porta para uma nova possibilidade. Até agora achava-se que só pelo corredor do Nilo os humanos teriam conseguido atravessar os desertos do Norte de África, há 120 mil anos.

Tinham já sido encontradas evidências de fortes chuvas no Sul do Sara entre 170 e 130 mil anos antes da nossa era. As descobertas mais recentes mostram que essas chuvas chegaram muito mais acima no continente.

«As imagens por satélite mostram canais fluviais fósseis que cruzam o Sara na região da Líbia», afirmou Anne Osborne, da equipa de investigadores da Universidade de Bristol. Segundo a especialista, esses rios chegam ao mediterrâneo.

Os dados foram agora publicados na edição electrónica da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

A região referida inclui a mais alta cordilheira do Sara, entre o Chade e a Líbia. Foram encontradas conchas e moluscos datados de há 120 mil anos.

Quanto a vestígios humanos, encontram-se por toda a região costeira do Mediterrâneo, incluindo o Sara, alguns com 90 mil anos.

Fonte:SOL
 
Topo