• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Portugueses consideram que deficiência é principal motivo de discriminação no País

ze.gaspar

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 7, 2009
Mensagens
494
Gostos Recebidos
0
Um em cada seis europeus diz-se vítima de discriminação. A proporção é menor em Portugal, de um para oito, mas há uma maior percentagem dos que sentem que os deficientes são os mais discriminados. Já para a generalidade dos inquiridos na UE, a idade é o que mais discrimina.

O estudo do Eurobarómetro respeitante a este ano indica uma percentagem idêntica a 2008 dos que se sentem discriminados, 16%. No entanto, há uma maior percepção no que diz respeito à selecção por idade, 58% contra 42%; e por deficiência, 45% para 53%. Uma das razões poderá ser a dificuldade sentida com a crise económica. A maioria dos inquiridos considera que a recessão poderá agravar os casos de discriminação. Em Portugal, as pessoas com deficiência são as mais estigmatizadas, seguindo-se a etnia e, só em terceiro lugar, a idade.

Humberto Santos, presidente da Associação Portuguesa de Deficientes, tem dificuldade em dizer se há mais ou menos discriminação. Mas reconhece que, embora o desemprego afecte toda a população, tem um maior peso junto das pessoas com mais limitações. "O que sei é que continuamos a ser confrontados no dia-a-dia com situações de discriminação, nomeadamente no acesso à educação e à habitação", sublinha.


in Diário de Noticias
 
Topo