• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Portugal fora de prémios da Academia de Cinema Europeu

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Portugal fora de prémios da Academia de Cinema Europeu

Júri seleccionou 44 filmes de 27 países na Europa. França, Reino Unido e Alemanha dominam lista


França, Reino Unido e Alemanha dominam a lista de filmes europeus candidatos aos prémios 2008 da Academia de Cinema Europeu, que foi divulgada esta quinta-feira e da qual não faz parte qualquer produção portuguesa, noticia a Lusa.

O júri da Academia seleccionou 44 filmes de produção recente de 27 países europeus, com destaque para as produções francesas, britânicas, alemãs e espanholas, muitos delas premiadas anteriormente.

São os casos de «Entre les Murs» (França), de Laurent Cantet, Palma de Ouro este ano em Cannes, «O Segredo de um Cuscuz» (França), de Abdel Keschiche, premiado em Veneza, «Expiação» (Reino Unido), de Joe Wright, distinguido nos Óscares e nos Globos e Ouro, e «Gomorra» (Itália), filme polémico de Matteo Garrone sobre a Mafia napolitana premiado em Cannes.

«12», o mais recente filme do realizador russo Nikita Mikhalkov, nomeado para um Óscar, «Happy-go-lucky» (Reino Unido), de Mike Leigh, e «O Orfanato» (Espanha), filme de terror de Juan Antonio Bayona, que arrecadou sete prémios Goya, também integram a lista.

Estes prémios são atribuídos pela Academia de Cinema Europeu, fundada em 1988 para promover a cinematografia da Europa e que conta actualmente com cerca de 1800 membros, entre os quais nove de Portugal.

A lista final de nomeados, em categorias como melhor filme, realizador, interpretação masculina e feminina, argumento e fotografia, será conhecida a 8 de Novembro. Os vencedores são anunciados a 6 de Dezembro em Copenhaga.

Em 2007, Portugal contou com apenas um filme na lista de finalistas, a longa-metragem «Belle Toujours», de Manoel de Oliveira.


IOL
 
Topo