• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Porto Editora recusa editar romance sobre Maomé por «qualidade»

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Porto Editora recusa editar romance sobre Maomé por «qualidade»

A Porto Editora anunciou hoje em comunicado que «recusou editar» o romance da escritora Sherry Jones sobre o casamento do profeta Maomé com uma menina de seis anos, intitulado «A jóia de Medina».

«A decisão foi tomada com base no parecer extremamente desfavorável redigido por um dos consultores editoriais da Porto Editora, a quem foi pedido a análise do original por Manuel Alberto Valente«, lê-se no comunicado.

O romance intitulado «The Jewel of Medina«, é a estreia literária da jornalista norte-americana Sherry Jones, e viu a sua edição recusada, em Agosto, pela Randon House, alegando que podia incitar à violência entre grupos radicais islâmicos.

«A jóia de Medina« trata-se de «um romance vulgar, pobremente escrito e pouco convincente nas suas personagens e enredo«, segundo o parecer de Manuel Valente, director da Divisão Editorial Literária de Lisboa (DEL-L), da Porto Editora.

No mesmo comunicado é salientado que a Porto Editora tinha «a possibilidade de lançar um livro com um enorme potencial comercial«, mas «acabou por pesar o critério fundamental, o da qualidade literária«.

A editora portuguesa afirma que a sua decisão não foi influenciada pela «desistência da Random House em publicar o livro nos Estados Unidos«.

A editora britânica Gibson Square irá lançar o romance em Outubro, depois de a publicação ter sido adiada por receio de represálias.

Em declarações à Associated Press, a escritora, de 46 anos, disse que o livro será publicado ainda em Espanha, Alemanha, Itália, Brasil e Hungria.

«The jewel of Medina« conta a história de Aisha, desde o seu casamento com Maomé - quando tinha apenas seis anos - até à morte do profeta.

O editor Martin Rynja, da Gibson Square, afirmou em comunicado que a obra de Sherry Jones se tornou num «importante barómetro do nosso tempo«.

«Esta história de amor é conhecida no mundo muçulmano, mas completamente desconhecida entre os leitores do Ocidente«, disse.

Sherry Jones também já concluiu uma sequela do romance, relatando a vida da sua personagem após a morte do marido.





dd/lusa
 
Topo