B@eta
GForum VIP
- Entrou
- Dez 30, 2006
- Gostos Recebidos
- 23
Portadores de paralisia cerebral apresentam testemunhos de vida
No dia 25 de Outubro de 2013, Paulo Teixeira, Rui Coimbras e José Rui Marques são três cidadãos portadores de paralisia cerebral que no próximo sábado vão apresentar o seu testemunho de vida durante as II Jornadas de Reflexão de Paralisia Cerebral.
As jornadas, organizadas pela Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel, decorrem hoje e sábado, no Colégio do Castanheiro em Ponta Delgada, sob o tema central "(Re)pensar o presente para preparar um futuro melhor".
A partilha de percursos de vida e a sua participação na sociedade enquanto cidadãos portadores de paralisia cerebral são alguns dos motivos que levaram estes três homens a aceitar participar neste evento.
José Rui Marques revela que aceitou o convite porque considera "gratificante poder falar" sobre Paralisia Cerebral e não só, para um público que está envolvido na "construção desta nova e preciosa associação", mas também porque "se aprense sempre". A sua comunicação abordará a dependência como um direito: "na qual eu não vou falar, o que ilustra bem o meu grau de dependência, porque quem vai falar é o computador, que vai ler o meu texto através de um programa de sintetizador de voz", explica.
Rui Coimbras aceitou o convite para participar nas jornadas por entender que deve dar o seu testemunho sobre o caminho percorrido na sociedade, e com isso levar a sua mensagem de esperança a quem o ouve. "Vou falar dos atores que comigo contracenam na vida. Vou falar dos papéis que temos vindo a desempenhar ao longo destes anos, e vamos fazer uma viagem por algumas das decisões que condicionaram (para o bem e para o mal) a minha liberdade e a minha própria autodeterminação", conta.
Já Paulo Teixeira encarou este convite como uma boa oportunidade para poder transmitir a forma como encara a sua participação na sociedade: "encerrarei a minha comunicação com um apelo aos cidadãos portadores de alguma deficiência para terem uma postura de participação ativa, que permita demonstrar a sua vontade de superar algumas dificuldades que possam ter, e demonstrar aos outros e a sia próprios que também são capazes de fazer coisas e contribuir para o bem comum da sociedade", diz.
José Rui Marques, de 41 anos, é licenciado em Bioquímica - Ramo Especialização Científica em Biofísica pela Faculdade de Ciências e pelo Instituto de Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, doutorado em Quimica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, vogal da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) e investigador no Grupo de Investigação de Estrutura Biomolecular do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto.
Paulo Teixeira, de 45 anos é auditor interno no Centro Hospitalar do Algarve. É ainda sócio-gerente de uma empresa que presta um serviço de distribuição de refeições ao domicílio de vários tipos de restaurantes existentes na cidade de Faro, fundada há cerca de três anos e meio em conjunto com um amigo.
Rui Coimbras, de 43 anos, é colaborador na multinacional IBM.
Fonte: PCD