- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 42,486
- Gostos Recebidos
- 946
No entanto, isso não é verdade para todos os felinos. Alguns gatos, tais como os tigres, geralmente tomam banho para se refrescarem ou caçar presas, e até mesmo algumas raças domesticadas são conhecidas por desfrutar de um mergulho quando a oportunidade surge, conforme explica um artigo divulgado na publicação científica Britannica.
Em geral, no entanto, gatos domésticos fazem de tudo para evitar ficar molhados, e especialistas em comportamento formularam uma série de teorias para explicar o porquê. Sugere-se que, como a espécie evoluiu em climas secos e teve pouca exposição a rios ou lagos, a água (exceto para beber) é um elemento com o qual eles não estão familiarizados e, portanto, evitam.
Mais provável, porém, é que os gatos não gostam de ficar molhados por causa do que a água faz com sua pele. Os gatos são animais exigentes que passam grande parte do seu dia a prepararem-se. Neste caso o pelo molhado é extremamente desconfortável para um gato e muitas vezes leva muito tempo para secar. O pelo húmido também é mais pesado do que seco e, portanto, torna o animal menos ágil e mais fácil de apanhar pelos possíveis predadores.
Há também o fator de choque. Cair acidentalmente numa banheira cheia, por exemplo, pode ser uma experiência assustadora para um felino e pode deixá-lo com medo de água para o resto de sua vida.
Todavia, muitos gatos parecem gostar de brincar com água corrente ou com por exemplo com as gotas que ocasionalmente caem da torneira. Os especialistas acreditam que os bichos são atraídos pelos movimentos da água e os sons que esta faz, o que pode estimular o seu impulso instintivo para capturar presas.
Adicionalmente, certas raças de gatos domesticados, como o Maine Coon, Bengal, e Turkish Van, são menos temerosos da água e realmente desfrutam de um banho ocasional. O que torna estas raças únicas é a textura da sua pele, o que por sua vez as torna mais resistentes à água do que outras raças.
IN:NM