A ponte medieval de Ponte da Barca, encerrada ao trânsito desde 10 de Fevereiro na sequência de um desmoronamento junto pilar central, reabre hoje, informou o vereador da Protecção Civil na câmara local.
No entanto, José Pontes disse à agência Lusa que apenas poderão utilizar a infraestrutura veículos até 2700 quilos de peso e 2,20 metros de largura.
O vereador acrescentou que a empresa Estradas de Portugal (EP) vai avançar 'de imediato' com uma pequena intervenção para recuperar a estrutura que desmoronou, para 'consolidar as pedras que, de alguma forma, ficaram suspensas'.
De manhã, José Pontes admitira que a ponte poderia reabrir ao trânsito ligeiro ainda hoje.
A EP já garantiu que o elemento que se desmoronou parcialmente 'constituía uma protecção ao elemento estrutural, que se mantém funcional', pelo que 'não está em causa a segurança estrutural da ponte'.
Acrescentou que se prevê que o projecto de reabilitação global daquela ponte esteja pronto até ao Verão, para que as obras arranquem 'ainda antes do próximo Inverno'.
Com mais de 500 anos, esta travessia sobre o rio Lima integra uma lista de 147 pontes, viadutos, túneis ou passagens a precisar de intervenção, elaborada na sequência das vistorias feitas em todo o País depois da queda da ponte de Entre-Os-Rios, a 04 de Março de 2001.
Aquela ponte medieval estabelece a ligação entre Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, sendo a alternativa uma outra ponte inaugurada há cerca de dez anos.
Antes da derrocada de Fevereiro, a ponte, que funciona com trânsito alternado, regulado por semáforos, também acolhia trânsito de pesados de passageiros, mas daqui em diante apenas nela poderão passar viaturas ligeiras.