Portal Chamar Táxi

Politica e corrupção de mãos dadas

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,485
Gostos Recebidos
431

Vários detidos por corrupção no Parlamento Europeu. Buscas em Portugal

A Polícia Federal efetuou 21 buscas na região de Bruxelas, bem como na Flandres, na Valónia e em Portugal.




Notícia







Várias pessoas foram detidas para interrogatório, esta quinta-feira, por suspeitas de corrupção no Parlamento Europeu, num caso que implicou buscas em Portugal, Bruxelas, Flandres e Valónia, revelou o Ministério Público (MP) belga, segundo a Reuters.



De acordo com os procuradores, foram efetuadas 21 buscas.



Entretanto, o Le Soir dá mais pormenores. O jornal belga conta que as buscas ocorreram "na madrugada desta quinta-feira" e contou com "cerca de 100 investigadores da Polícia Judiciária Federal" que "a mando de um juiz de instrução financeira e do Ministério Público, realizaram buscas em 21 locais na região de Bruxelas, Flandres, Valônia e também em Portugal".




Lembra a publicação que este "novo escândalo de corrupção no Parlamento Europeu" acontece "dois anos depois do Qatargate".




nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,485
Gostos Recebidos
431

Suspeitas de corrupção no Parlamento Europeu para beneficiar a Huawei




Um novo caso que envolve o Parlamento Europeu está a ser investigado pelas autoridades belgas por suspeitas de corrupção relacionadas com a Huawei, atuais e antigos eurodeputados e lobistas. Foram realizadas 21 buscas, em Bruxelas, Flandres e Valón








Conforme está a ser avançado pela imprensa nacional, no cerne de uma nova investigação está a suspeita de que lobistas ao serviço da Huawei terão pago a mais de dez antigos e atuais eurodeputados para que apoiassem a empresa junto das instituições europeias.



O caso surge após uma investigação do Le Soir, em parceria com o semanário Knack, a plataforma de investigação Follow the Money e o grupo de jornalistas gregos Reporters United.



Segundo revelado por procuradores belgas, citados pela Reuters, há vários detidos para interrogatório por suspeitas no envolvimento em corrupção ativa no Parlamento Europeu.



Durante esta madrugada, a Polícia Federal realizou 21 buscas, com a participação de cerca de 100 agentes, na região de Bruxelas, bem como Flandres e Valónia.



Parlamento Europeu



De acordo com o jornal Público, a polícia belga fez buscas nos escritórios da Huawei e nas casas de lobistas que trabalham para a empresa chinesa.



Os procuradores acreditam que práticas de corrupção, falsificação e utilização de documentos falsos terão acontecido, regularmente, de forma "muito discreta", desde 2021.


Eurodeputados terão recebido compensações avultadas


Segundo os investigadores, citados pelo menos órgão de comunicação português, as práticas foram acontecendo "sob o disfarce de lobbying comercial e sob várias formas, tais como remuneração para adotar posições políticas ou prendas de valor excessivo como comida e despesas de viagem, ou convites regulares para jogos de futebol".




Os eurodeputados terão recebido vários presentes de valor avultado para garantir o seu apoio à Huawei e, segundo os investigadores, os pagamentos podem ter sido passados através de uma empresa portuguesa cujo nome não foi revelado.



Segundo o Le Soir, especificamente, a alegada corrupção terá envolvido "presentes de objetos de valor (incluindo smartphones Huawei)", assim como "transferências de alguns milhares de euros" e "bilhetes para jogos de futebol". A gigante de telecomunicações chinesa terá um camarote privado no estádio do RSC Anderlecht.




As vantagens financeiras ligadas à alegada corrupção podem ter sido misturadas com fluxos financeiros ligados ao pagamento de despesas de conferências e pagas a diversos intermediários, com o objetivo de ocultar o seu carácter ilícito ou de permitir que os autores escapassem às consequências dos seus atos.



Lê-se no comunicado do Ministério Público belga, que refere que "deste ponto de vista, a investigação visa igualmente detetar eventuais indícios de branqueamento de capitais, se for caso disso".




pp
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,485
Gostos Recebidos
431

Parlamento Europeu suspende acesso de representantes da Huawei como precaução


O Parlamento Europeu decidiu hoje suspender, como medida de precaução, o acesso à instituição europeia de representantes ligados à fabricante chinesa Huawei pela alegada corrupção envolvendo profissionais do lóbi e que terá ramificações em Portugal.




Notícia






"A14 de março, o Parlamento Europeu decidiu, como medida de precaução, suspender o acesso ao Parlamento dos representantes ligados à empresa Huawei, com efeitos imediatos", indicou à agência Lusa fonte oficial da assembleia europeia.



A informação surge um dia depois de as autoridades belgas ter realizado uma vintena de buscas no âmbito de uma investigação de corrupção no Parlamento Europeu envolvendo lobistas da chinesa Huawei e que terá ramificações em Portugal, segundo noticiou o jornal belga Le Soir.


Já hoje, o governo chinês pediu que não se politize questões comerciais nem se recorra a medidas "infundadas" para reprimir empresas chinesas além-fronteiras, aludindo à recente investigação sobre a alegada corrupção ligada à Huawei no Parlamento Europeu.


Na quinta-feira, a polícia realizou cerca de 20 buscas na Bélgica, no âmbito de uma investigação sobre corrupção na assembleia europeia "sob a capa de lóbis comerciais", tendo sido detidas várias pessoas, anunciou o Ministério Público Federal belga, que referiu ainda a realização de uma busca em Portugal.


Contactada pela Lusa, a Polícia Judiciária confirmou estar a colaborar com as autoridades belgas, mas não acrescentou mais pormenores.
De acordo com o jornal belga Le Soir, a investigação visa as práticas em Bruxelas, desde 2021, de lobistas ligados ao grupo chinês de telecomunicações Huawei.


A investigação suspeita que tenha havido transferências feitas "para um ou mais deputados europeus através de uma empresa portuguesa" que terá sido também alvo de buscas hoje, acrescenta o jornal, sem adiantar pormenores.



Fonte do Parlamento Europeu adiantou à Lusa que este tem, sempre que solicitado, colaborado totalmente com as autoridades.



"As vantagens financeiras ligadas à alegada corrupção foram possivelmente misturadas com fluxos financeiros ligados ao pagamento de despesas de conferências e pagas a vários intermediários, com o objetivo de ocultar a sua natureza ilícita ou de permitir que os autores escapassem às consequências dos seus atos", diz o procurador federal, citado pelo diário belga francófono.



Segundo o procurador, a investigação procura igualmente identificar eventuais elementos de branqueamento de capitais.



Nenhum eurodeputado foi ainda identificado nesta operação, de acordo com o Le Soir e os seus parceiros da investigação jornalística - o semanário Knack, a plataforma de investigação neerlandesa Follow The Money e os jornalistas de investigação gregos Reporters United.



A alegada corrupção neste caso envolveu presentes de valor (incluindo smartphones Huawei), bilhetes para jogos de futebol (a Huawei tem um camarote privado no Lotto Park, o estádio do RSC Anderlecht) ou transferências de alguns milhares de euros.



De acordo com o código de conduta dos eurodeputados, qualquer objeto oferecido por um terceiro de valor superior a 150 euros deve ser declarado e inscrito publicamente no registo de ofertas.


nm
 
Topo