• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Polícias Municipais detidos pela PSP em esquema de exploração sexual de mulheres

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
26,710
Gostos Recebidos
1,024
Polícias Municipais detidos pela PSP em esquema de exploração sexual de mulheres

img_900x508$2024_06_10_14_20_52_1677056.png


As vítimas, provenientes do Brasil, eram colocadas numa casa e sujeitas a ameaças e coação.

Dois agentes da Polícia Municipal de Lisboa, pertencentes às equipas de moto, foram detidos ao final da tarde de quarta-feira por alegadamente estarem envolvidos numa rede de tráfico de mulheres para a prostituição. Em causa está ainda o crime de lenocínio agravado. A detenção dos dois agentes, que são elementos da PSP destacados para a Polícia Municipal de Lisboa, foi realizada por colegas da Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa.

As vítimas, provenientes do Brasil, eram colocadas numa casa e sujeitas a ameaças e coação. Algumas terão mesmo sido agredidas. Os polícias serviriam para as amedrontar e forçar a prostituírem-se. Uma mulher que geria o esquema e a angariação das vítimas no Brasil terá sido também ela detida.

A operação da PSP envolveu buscas na Polícia Muncipal (nas zonas de trabalho dos detidos) e sete buscas maioritariamente casas de suspeitos e à casa onde as mulheres eram encerradas, em Lisboa e no Algarve.

De acordo com a PSP, a investigação decorria há ano e meio e "identificou uma estrutura que explorava mulheres para a prostituição, submetendo-as a condições degradantes e desumanas, obrigando-as a trabalhar de forma quase permanente, limitando a sua liberdade e autodeterminação".

"A estrutura investigada e, agora debelada, é composta por uma mulher que geria o negócio e que contava com diversos colaboradores, quer no espaço utilizado para a prostituição, quer como rede de apoio. No âmbito da investigação foram identificados dois polícias, atualmente em funções na Polícia Municipal de Lisboa, que se crê estarem ligados ao negócio da exploração das mulheres para a prostituição", descreve a PSP de Lisboa em comunicado.

Os três detidos, entre os 40 e os 45 anos, vão ser presentes a tribunal. Foram ainda constituídos dois arguidos.

Pedido de esclarecimento a Carlos Moedas

Entretanto, o Bloco de Esquerda apresentou esta quinta-feira um pedido de esclarecimentos ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, sobre a detenção dos dois agentes, pedindo igualmente a presença do comandante da Polícia Municipal na próxima reunião do executivo.

Na nota enviada às redações, assinada pela vereadora Beatriz Gomes Dias, o BE considera tratar-se de uma situação "muito grave".

"Soube-se esta quinta-feira que dois agentes da Polícia Municipal de Lisboa foram detidos numa operação da Divisão de Investigação Criminal da PSP por alegadamente estarem envolvidos num esquema de tráfico de seres humanos e que dezenas de mulheres eram colocadas em casas e forçadas a prostituir-se com recurso a ameaças e violência física", pode ler-se na nota.

O Bloco questiona no requerimento se Carlos Moedas tinha conhecimento da situação e, se o tinha, há quanto tempo foi informado e que ações irá realizar na sequência dos acontecimentos.

O partido questiona ainda o social-democrata sobre a sua disponibilidade em chamar o comandante da Polícia Municipal de Lisboa para prestar esclarecimentos ao executivo.

Correio da Manhã
 
Topo