• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pintura: António Carmo «navega pelos ateliers da memória»

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Pintura: António Carmo «navega pelos ateliers da memória»

Uma exposição para «dignificar os autores» da história é como o pintor António Carmo retrata a exposição «Navegando pelos ateliers da memória», que é inaugurada sábado na Galeria Galveias, em Lisboa.

«É como se entrasse dentro dos ateliers desses artistas e de repente me visse a pintar esses mesmos autores, mas procurando dignificar esse autor - apanhar a sua obra de maneira que o respeitasse, respeitando também o meu próprio trabalho», disse à Lusa António Carmo.

«A exposição - prosseguiu - é um olhar para trás em termos de história, embora seja um olhar moderno na maneira como é executado o trabalho».

Com uma mostra de 15 trabalhos a óleo sobre tela, o autor pretende fazer uma homenagem à pintura universal, revisitando nomes da história da pintura, como Botticelli, Velásquez, Vermeer, Lautrec, Gauguin, Klimt, Picasso, Matisse ou Frida Kahlo.

«Tenho muito mais autores que gostava de abordar. Fiz uma escolha de alguns que achei interessantes para o meu tipo de trabalho», assinalou António Carmo.

«Navegando pelos ateliers da memória» foi mostrada pela primeira vez, em Setembro 2008, em Bruxelas, na Galeria Albert I, onde recebeu críticas «muito favoráveis».

«Levei também autores portugueses, o Almada Negreiros e o Amadeo de Souza Cardoso, quadros que ficaram em Bruxelas para uma exposição de homenagem ao mesmo pintor belga», referiu António Carmo à Lusa.

Outra exposição do autor, dedicada aos 40 anos de carreira, com início em Outubro de 2007 na Galeria da Biblioteca Almeida Garrett no Porto, e passando por Sines, Valência (Espanha), Alcobaça, Bragança e Guarda, terminará em Havana, Cuba, «a convite do governo cubano».

Na celebração dos 40 anos de carreira foi editado, pela Caminho, o livro homónimo «António Carmo», que inclui grande parte das obras pintor, com fotos, e alguns textos, dos seus trabalhos realizados ao longo de várias décadas.

António Carmo apresenta a exposição «Navegando pelos ateliers da memória» na Galeria Galveias, em Lisboa, de 10 de Janeiro a 21 de Fevereiro, segunda-feira a sábado, das 10:30 às 13:00 e das 14:30 às 19:00.



lusa
 
Topo