- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,553
- Gostos Recebidos
- 1,114

Segundo a Escola de Medicina Harvard, nos Estados Unidos, pessoas com o tipo de corpo maçã estão em risco de sofrer de doença cardíaca. Isto porque estes indivíduos têm tendência para concentrar todo o seu peso na zona da barriga, devido ao excesso de gordura visceral (à volta dos órgãos), que contribui para a hipertensão e diabetes.
Mas, afinal, o que é a gordura visceral? No fundo, é responsável pela 'barriguinha' à qual nem as pessoas magras estão imunes ou pela cintura larga que se associa às pessoas obesas. É a "gordura que se acumula na cavidade abdominal (barriga), entre os vários órgãos que aí se situam, como o estômago, fígado e pâncreas", explica a rede de saúde CUF.
Quanto maior a quantidade de gordura visceral acumulada, maior é o risco de enfarte do miocárdio (ataque cardíaco), doença cardíaca, aumento da resistência à insulina - provoca um aumento dos níveis de açúcar no sangue, a glicose), pré-diabetes ou até diabetes tipo 2, pressão arterial elevada, acidente vascular cerebral, cancro colorretal e da mama, doença de Alzheimer e níveis mais elevados de colesterol mau (LDL) e total e mais baixos de colesterol bom (HDL).
Para reduzir a gordura visceral deve praticar exercício físico regularmente, comer de modo equilibrado e evitar o stress.
IN:NM