Luz Divina
GF Ouro
- Entrou
- Dez 9, 2011
- Mensagens
- 5,990
- Gostos Recebidos
- 0
Hemorragias, dores abdominais, vista turva.... Não espere que passe. Dirija-se já ao Centro de Saúde!
A gravidez decorre normalmente sem qualquer complicação. Todavia, para as mulheres que estão grávidas pela primeira vez, é difícil reconhecerem quando qualquer alteração no decorrer da sua gravidez é normal ou se devem de imediato ir ao médico.
Especialmente durante o primeiro trimestre, toda a mulher grávida deve estar preparada qualquer complicação que se tratada a tempo, não interferirá na evolução da sua gravidez nem afectará o futuro bebé.
Perdas de sangue
Algumas mulheres têm perdas de sangue durante este período. Geralmente aparecem nos dias em que deveriam ter a suposta gravidez. Neste caso não é caso para alarme mas convém de imediato falar com o médico se a perda for significativa (tamanho de uma moeda).
As perdas podem também dever-se a um esforço ou podem surgir depois da mulher ter relações sexuais. No entanto podem também dever-s a uma má implantação fetal ou à ruptura de algum capilar na zona uterina. Como é impossível saber as causas sem uma observação clínica, não espere que passe e dirija-se ao Centro de Saúde.
Vista turva
A visão turva e uma dor de cabeça forte podem ser sinal de uma elevação brusca de tensão. O mesmo acontece quando parece que se veem pontinhos luminosos. Neste caso vá de imediato a um serviço de saúde pois a tensão demasiado elevada pode provocar uma situação de pré-eclâmpsia se não tratada atempadamente. Normalmente com uma dieta adequada e a eliminação de sal a situação pode ser controlada.
Na pré-eclampsia, a tensão arterial é superior a 140/90 mmHg, pode surgir edemas no rosto ou nas mãos e são detectados valores anormalmente elevados de proteínas na urina. Também se considera que tem pré-eclampsia uma mulher cuja tensão arterial aumenta consideravelmente durante a gravidez, embora se mantenha abaixo dos 140/90 mmHg. Perante esta situação vá de imediato ao Centro de Saúde.
Febre
Durante os primeiros meses da gestação é natural que a temperatura aumente cerca de meio grau à temperatura habitual. Quando a grávida em virtude de qualquer doença, como por exemplo uma constipação ou gripe verifique que a sua temperatura corporal ultrapassa os 39º C, deve de imediato dirigir-se a um serviço de saúde. A elevação da temperatura pode vir a provocar malformações no feto ou a sua morte.
Ardor urinário
Embora as infecções urinárias sejam comuns durante a gravidez porque os elevados níveis de progesterona dificultam que a mulher esvazie completamente a bexiga cada vez que vai à casa de banho. Se esta situação ocorre e sempre que a urina se apresente turva e com forte odor, a grávida deve dirigir-se a um serviço de saúde.
Dores abdominais
Se der uma queda e posteriormente sentir uma dor no abdómen deve ir sempre ao hospital para que verifique se o feto se encontra bem. Se tiver uma dor repentina consulte sempre o médico pois esta pode dever-se a algum hematoma retroplacentário – acumulação sanguínea ente a parede uterina e a placenta.
Vómitos sucessivos
É durante o primeiro trimestre que a maioria das grávidas sofre de náuseas e vómitos. Estas em geral sucedem pela manhã e a mulher consegue controlá-las tomando algum alimento antes de se levantar. Contudo, quando os vómitos são excessivos – hiperemese gravídica – a grávida deve dirigir-se ao seu médico.
Se esta situação se mantivesse com vómitos persistentes, o fígado poderia ser lesado, lacerar-se e a sangrar. Os vómitos sucessivos podem provocar uma situação de desidratação grave.
Cuidados
A fim de prevenir algumas doenças que podem colocar em perigo a sua gravidez, conheça aquelas que se contraídas podem colocá-la em perigo.
Listeriose - É uma doença pouco comum causada por uma bactéria – Listeria. Durante a gravidez a grávida só deve comer produtos lácteos pasteurizados. Também não deve comer verduras cruas se adubadas com esterco. A listeria pode ser mortal para o feto.
Rubéola – Se depois das análises que fez no início ou antes da gravidez, o médico lhe disse que estava imunizada, não tem de se preocupar. Se assim não for evite o contacto com crianças que possam ser portadoras. A rubéola durante a gravidez pode provocar malformações fetais
Toxoplasmose
Evite o contacto com gatos – especialmente os vadios -, não coma carnes mal cozinhadas e certifique-se que os legumes e a fruta estão sempre bem lavados. A toxoplasmose durante a gravidez pode afectar o sistema nervoso do embrião.
Aviso
Perante qualquer alteração estranha não hesite em falar com o seu médico ou ligue para: Linha Saúde 24 – 808 24 24 24