• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pedido de ajuda - Avaria Máquina Lavar loiça SIEMENS S Nr SE24E253EU/ 15 (não aquece água)

Nuno Abilio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2015
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Pedido de ajuda - Avaria Máquina Lavar loiça SIEMENS S Nr SE24E253EU/ 15 (não aquece água):

Problema: a máquina executa todos os pgm sem aquecer a água; não apresenta erros

Passos que já dei até ao momento:

1.Abri as tampas laterais e frontais
2.O controlador é electrónico não aparenta problemas;
3.Medi a tensão na resistência e ñ chega nada;
4.Medi a resistência = 23 ohms; parece-me Ok até porque apliquei 230V directamente e a mesma aquece a água
5.Depois para trás tenho o controlador e um pequeno fluxometro que não consigo perceber se está ok; tem apenas dois fios ligados e num dos fios consigo medir 4,5V Continuos noutro nada

Ajudem por favor om o esquema seria muito fácil :( masnão encontro nada

Obrigado
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Vê as ligações na placa e se aparentemente tem algum componente queimado ou condensador inchando. pode tambem ser do comutador de saida (relé) estar isolado e acorrente não chegar à resistencia.

Fica bem
 

Nuno Abilio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2015
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
ok vou verificar, à noite!

Não poderá ser do termostato, que tipo de sinais é que deverei encontrar neste?

Muito Obrigado pela sua respostaTermostato Siemens.jpg
 

Nuno Abilio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2015
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Tudo Ok com a placa tudo com optimo aspecto, dei apenas uma limpeza na placa (apesar do bom aspecto) e voltei a testar, continua o problema.

Foto1506.jpgFoto1510.jpgFoto1513.jpg
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Tens de ver de onde partem os fios para as resistencias e que dizes estarem ok. Depois segue as pistas porque até pode ser que haja soldaduras frias e teres de as pingar.

Abarço
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Tens de ver de onde partem os fios para as resistencias e que dizes estarem ok. Depois segue as pistas porque até pode ser que haja soldaduras frias e teres de as pingar.

Abarço
 

Nuno Abilio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2015
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Já confirmei são fichas de ambos os lados e está tudo ok. Inclusive medi continuidades.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Não poderá ser do termostato, que tipo de sinais é que deverei encontrar neste?

Muito Obrigado pela sua respostaVer anexo 136537

Boas

A peça que anuncia como sendo um "termostato", é um sensor de temperatura (normalmente ou mais comum resistência NTC).
Assim a resistência do mesmo varia com a temperatura, e varia parâmetros na placa electrónica de controlo. Assim com um multímetro na função Ohm, pode tentar a escala 20K ou 200KOhm, e irá obter um valor elevado à temperatura ambiente (~25ºc), e à medida que o sensor aquece, o valor resistivo diminui (teste do sensor com secador cabelo).

Outra hipótese de falha, é no relé que fornece corrente à resistência de aquecimento. Contactos danificados é comum. Seguir fios da resistência até à placa de relés.

Boa pesquisa
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Na foto 3,com a bomba de lavagem em funcionamento já mediste se chegam os 230v entre o switch q está a incorporado no bloco da resistência e a outra linha q liga na resistência?
 

Nuno Abilio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2015
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Sim já medi. Nesse ponto ja não tenho tensão. Muito obrigado pela tua paciente.
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Tudo aponta para o módulo. Já viste q n tem pontos de solda danificada nos relés, resta medir a capacidade dos condensadores antes de o substituires.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Pode ser a relé que alimenta a resistência mas tambem pode ser avaria no modulo como acima foi dito
 

Nuno Abilio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2015
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Com o sendor de temperatura deverá estar tudo Ok.
Nos terminais do lado direto encontrei 75Kohm à temp ambiente que foi baixando com o secador até aos 40Kohm,depois parei.
Os terminais do lado esquerdo tem uma resistência muito baixa dá continuidade entre ambos.

Foto1523.jpg

Parece-me que terei que me voltar para o Controlador

Outra questão na entrada da água existe algo que me parece um sensor de fluxo, onde os fios vão ao sensor de temperatura isto não poderá também ter algum tipo de problema ?

Foto1524.jpg

Mais uma vez muito e muito Obrigado
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Com o sendor de temperatura deverá estar tudo Ok.
Nos terminais do lado direto encontrei 75Kohm à temp ambiente que foi baixando com o secador até aos 40Kohm,depois parei.
Os terminais do lado esquerdo tem uma resistência muito baixa dá continuidade entre ambos.

Ver anexo 136557

Parece-me que terei que me voltar para o Controlador

Outra questão na entrada da água existe algo que me parece um sensor de fluxo, onde os fios vão ao sensor de temperatura isto não poderá também ter algum tipo de problema ?

Ver anexo 136558

Mais uma vez muito e muito Obrigado

Para esse caso, basta chantares os fios por algum tempo e logo vez se é daí.

Abraço
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
A peça de cima n é mais q um termostato (regulador de temperatura) em q do lado esquerdo é um contacto de segurança fechado q abre aos 85ºC e do lado direito um contacto aberto q fecha aos 55ºC

Em baixo é um conta litros/voltas q controla a quantidade de entrada de água na máquina, nada tem a ver diretamente com o aquecimento.
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Não, shunta os da esquerda (fios grossos) e desliga a ficha da direita
 

Nuno Abilio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2015
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Já testei tudo na mesma, sem aquecer

Estará no momento de me voltar para o controlador/ Modulo, certo?
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Com o sendor de temperatura deverá estar tudo Ok.
Nos terminais do lado direto encontrei 75Kohm à temp ambiente que foi baixando com o secador até aos 40Kohm,depois parei.
Os terminais do lado esquerdo tem uma resistência muito baixa dá continuidade entre ambos.

Ver anexo 136557

Parece-me que terei que me voltar para o Controlador

Outra questão na entrada da água existe algo que me parece um sensor de fluxo, onde os fios vão ao sensor de temperatura isto não poderá também ter algum tipo de problema ?

Ver anexo 136558

Mais uma vez muito e muito Obrigado


Boas

Se o sensor de temperatura dá esses valores 75Kohm (temperatura ambiente) e 40 Kohm (com calor secador), então parece estar tudo bem com a NTC.

Nos terminais do lado esquerdo (zero ohm) tem o limitador temperatura (segurança), ou seja se por algum motivo o relé/ e ou resistência de aquecimento não desligar, o circuito abre para não ferver a agua.

Boa pesquisa



Alem do modulo electrónico poder
 

landinho6

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 22, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
ajuda urgente

tmb tenho uma máquina de lavar loiça HOOVER D823,k deixou de funcionar.começou por deixar de meter água,dps qnd ligava fazia um barulhinho tipi"tic-tac",e agora qnd ligo-a,dispara o quadro k é trifásico...imaginem,se for de noite,fica td as escuras.ah,e cheira a queimado.alguma ajuda?tanks
 
Topo