- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,019
- Gostos Recebidos
- 388
A pintora Paula Rego vai receber hoje as insígnias do doutoramento "honoris causa" na Aula Magna da Universidade de Lisboa, a primeira concedida a uma personalidade da área das artes.
A homenagem - que acontece num ano em que a UL celebra um século de existência - visa distinguir "uma personalidade de mérito excepcional" e "uma das grandes referências artísticas e culturais da actualidade", segundo a reitoria.
No ano passado, a pintora, de 76 anos, recebeu o Prémio Personalidade Portuguesa do Ano atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.
Nascida em Lisboa, Paula Rego foi estudar para Londres em 1952, na Slade School of Art, e ali conheceu e casou com o pintor britânico Victor Willing, tornando-se uma das mais conceituadas artistas do Reino Unido.
Regressou a Portugal, onde viveu até 1976 numa quinta na Ericeira, e voltou para Londres com a família, onde fixou residência e continua actualmente a trabalhar.
Em Setembro de 2009, a Câmara Municipal de Cascais inaugurou a Casa das Histórias Paula Rego, um museu criado em conjunto com a fundação com o nome da pintora.
A Casa das Histórias possui um acervo significativo do seu trabalho, com cerca de 400 obras, realiza exposições sobre a pintora e artistas que tiveram com ela alguma relação.
A cerimónia de outorga das insígnias do grau de doutor "honoris causa" à pintora Paula Rego terá lugar a partir das 15:00, na Aula Magna da Universidade de Lisboa.
Jornal de Notícias