• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Parlamento Europeu defende proibição do comércio internacional de atum rabilho

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
O atum rabilho é uma das espécies, juntamente com o urso polar, cujo comércio internacional deve ser proibido, defendeu hoje o Parlamento Europeu (PE) numa resolução sobre a CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Selvagens da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção), cuja próxima conferência se realiza de 13 a 25 de Março, em Doha.

Os eurodeputados pedem o apoio a esta proibição mas salientam que é importante assegurar a pesca artesanal costeira, um apoio financeiro para os marítimos e armadores afectados por esta decisão e o reforço dos controlos e das sanções para lutar contra a pesca ilícita.

A Convenção CITES tem por objectivo evitar a exploração excessiva das espécies da fauna e da flora selvagens pelo comércio internacional. Da Convenção, fazem parte 175 países , incluindo os 27 Estados-Membros da UE.

O Anexo I da convenção inclui as espécies ameaçadas de extinção cujo comércio internacional é proibido. Agora, os eurodeputados querem que seja inscrito nesta lista o atum rabilho e o urso polar.

“Importa garantir que, no Ano Internacional da Biodiversidade, os objectivos estratégicos fundamentais da União Europeia no âmbito da próxima Conferência das Partes na CITES vão ao encontro do objectivo de protecção da diversidade biológica, fundamental para o bem-estar e para a sobrevivência da Humanidade. Temos de ser ambiciosos e exigir a protecção de todas as espécies em extinção", comentou a eurodeputada portuguesa Edite Estrela.

Já a eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves considera que “não faz qualquer sentido antecipar novas restrições económica e socialmente penalizadoras do sector, sobretudo no período de grave crise que atravessa, como aquelas que equivalem à inclusão do atum rabilho no Anexo I”.

O atum rabilho (Thunnus thynnus) é um peixe migratório que se distribui pela costa Leste e Oeste do Atlântico e se reproduz no Mar Mediterrâneo.
publico
 
Topo