Portal Chamar Táxi

Pablo Picasso, O Génio Da Arte Moderna

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
BIOGRAFIA

PABLO PICASSO, O GÊNIO DA ARTE MODERNA


O artista mais famoso e versátil do século XX , nasceu em Málaga, no Sul da Espanha, em 25 de outubro de 1881. O pai era professor de desenho e seu talento foi reconhecido cedo e aos 15 anos já tinha o seu próprio ateliê.

Seu nome completo: Pablo, em homenagem a seu tio, cônego da catedral da cidade; e, Diego, como seu avô patern e José, como seu pai, nono filho de Diego; e Francisco de Paula, como seu avô materno; e Juan Nepomuceno, como seu padrinho; e ainda Maria de los Remedios, e Cipriano de la Santissima Trinidad ; Picasso era o sobrenome de sua mãe. . Ficou assim: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santissima Trinidad Ruiz y Picasso.

Dom José ( José Ruiz Blasco ), seu pai, o iniciou na arte através de diretrizes acadêmicas. Anos mais tarde, mais velho, ao analisar uma exposição de desenhos de crianças, ele diria:

"Quando eu tinha essa idade sabia desenhar como Rafael, mas precisei uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças".

Após um início de estudante de arte em Madri, Picasso fez sua primeira viagem a Paris ( 1900 ), a capital artística da Europa. Lá morou com Max Jacob ( jornalista e poeta ), que o ajudou com a língua francesa. Max dormia de noite e Picasso durante o dia, pois costumava trabalhar à noite.Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.

Ele entra na fase azul ( 1901 a 1905 ), onde pintou a pobreza, a cegueira, a alienação e o desespero. Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa ( 1905/1906).

Trabalhava durante a noite até o amanhecer, acordava por volta das 16 horas. As telas desta fase retratavam acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo.

Em 1907, Picasso revolucionou o mundo da arte com AS DONZELAS DE AVIGNON, retratanto prostitutas num bordel. Num estilo menos naturalista e mais geométrico, sua obra impressionou Braque.

Na fase cubista, Picasso estava apaixonado por Marcelle Humbert, pois seu relacionamento com Fernande terminou em 1912.

Braque e Picasso começaram a pintar juntos.. Em 1914, Braque e seus amigos se alistaram para participar da guerra e Picasso sentiu-se só e deprimido, principalmente por que Marcelle faleceu em 1915 com tuberculose.

Em 1917 foi para Roma e desenhou cenários e figurinos para um Balé Russo. Apaixonou-se por Michelângelo e Rafael, mas também por Olga Koklova, uma bailarina. Casaram-se em 12 de julho de 1918. Neste período o artista já se tornara conhecido e era um artista da sociedade. Quando Olga engravidou , criou uma série de pinturas de mãe com filhos.

No dia 4 de Dezembro de 1921 nascia seu filho Paulo.

Nas décadas de 20 a 30, Picasso alterou seu estilo de pintura, atento às novas correntes ( Expressionismo, Surrealismo, Arte abstrata ).

"As três Dançarinas "foi a primeira tela a apresentar distorções muito fortes nas figuras. Isto é atribuído ao fracasso de seu casamento com Olga.

Em 1927 começou um romance com Marie-Thérèse Walter, uma loita alta de 17 anos. Ela engravidou em 1935 e Picasso pediu divórcio à Olga. A menina Maia, nasceu e Picasso voltou à vida boêmia encontrando Dora Maar ( fotógrafa ). Elas brigavam muito entre si por Picasso. Dora porém era temperamental e depressiva e Picasso retratou-a com violentas distorções.

Em 1936, a Guerra Civil Espanhola começou e o artista apoiou o Governo Republicano contra o militarismo de Franco. Foi nomeado diretor do Museu do Prado e o Governo encomendou um mural para o Pavilhão Espanhol da Exposição Internacional de Paris. Em 26 de Abril de 1937, os bombardeios nazistas a serviço de Franco arrasaram a pequena cidade de Guernica, deixando 2.000 mortos e milhares de feridos. Nasceu Guernica, uma grande obra mural, contra a opressão e a violência desencadeadas pela guerra.

Em 1943, Picasso conheceu Françoise Gilot ( 21 anos ) e Dora sofreu um colapso nervoso. Com Gilot, Picasso encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver. Françoise porém detestava a falta de privacidade. Os 2 filhos, Claude ( 1947 ) e Paloma ( 1949 ) não conseguiram uní-los . Em 1953, Françoise o abandonou.

Em seguida, apaixonou-se por Jacqueline Roque. As obras de 50 e 60 já não eram tão inventivas e ele retorna ao passado estudando Delacroix, Velásquez e Manet.

Anos mais tarde, uma operação da próstata e da vesícula, além da visão deficiente, põe fim às suas atividades; ele morre em 8 de Abril de 1973.

Picasso ao morrer, em 1973, deixou uma fortuna calculada em 300 milhões de dólares, dos quais 250 milhões em obras de arte. A lista do seu inventário acusa 1885 pinturas, 7089 desenhos, 3222 peças de cerâmica, 7411 gravuras, 1723 pedras, 1228 esculturas, 11 tapeçarias e 8 tapetes. Sua herança foi partilhada entre sua última esposa, Jacqueline Roque, seus filhos Maya, Claude e Paloma e seus netos Marina e Bernard ( filhos de Paul Picasso, o primeiro filho do pintor e já falecido ).
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
A VIDA
Museu de Arte de Cleveland

É um dos trabalhos mais importantes da chamada "fase azul", pintado em 1903. Aqui, convergem o amor, a maternidade, o desamparo , a melancolia: a vida

s_a_vida.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
MULHER CHORANDO


A trágica marca de Guernica multiplica-se em outras obras de Picasso de 1937 - como esta - e dos anos que virão.



S_mulher.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
AUTO - RETRATO COM PALETA NA MÃO


S_Auto-ret.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
MISERÁVEIS DIANTE DO MAR

S_miseravel.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
FAMÍLIA DE ACROBATAS COM UM MACACO


S_Família_.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
O EQUILIBRISTA DA BOLA

S_equili.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
A AMIZADE

s_amizade.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
LES DEMOISELLES D'AVIGNON
É o ponto de partida das pesquisas que resultariam no cubismo. Iniciado em 1906, só ficou pronto no ano seguinte, depois de muitas transformações.


S_As_senho.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
HORTA D'EBRE . A FÁBRICA

S_Horta.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
MENINA COM BANDOLIM

S_Menina_c.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
GUITARRA

S_Guitarra.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
GUERNICA

( 3,49 X 7,76 m )

Esta tela é uma manifestação pictórica de episódios violentos, numa atmosfera angustiante e trágica criada por entrecruzamentos abruptos de linhas. O trabalho mostra a reação de Picasso a um acontecimento específico, o bombardeio da antiga capital basca de Guernica pelos aliados alemães de Franco, em abril de 1937. Imagem da desumanidade do homem contra seus iguais, lembra em parte uma tourada, em parte o "Massacre dos Inocentes ".


S_Guernica.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
AS TRÊS DANÇARINAS ( 1925 )

Picasso iniciou esta tela quando seu casamento com Olga se tornava uma crescente fonte de infelicidade. Sua amargura expressa no delirante espírito da dança - uma paródia selvagem da graça do balé clássico. As figuras agressivamente distorcidas, numa celebração feroz das energias criativas e destrutivas do próprio autor.



s_danca.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
TRÊS MÚSICOS



S_tresmus.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
Almoço na Relva ( Releitura da obra de Manet )


S_almoco.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
Almoço na Relva - Édouard Manet - Museu d'Orsay, Paris ( sec. XIX )

S_Manet_jpg.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
RETRATO DE JACQUELINE

S_retrato_.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
AS MENINAS ( RELEITURA DE PICASSO )


S_As_menin.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
AS MENINAS DE VELÁSQUEZ ( 1599 - 1660 )


velazquez_meninas.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
A mulher do leque

yopp05-029.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
Pensamentos de Picasso


1.
Sou categórico ao afirmar que jamais considerei a pintura como simples arte do agradável, da distração; eu quis, pelo desenho e pela cor, uma vez que eram estas as minhas armas, penetrar sempre mais no conhecimento do mundo e dos homens, a fim de que esse conhecimento nos libere a todos cada dia mais... Agora compreendo que isso só não é suficiente; esses anos terríveis de opressão me demonstraram que devo combater não somente através da minha arma, mas de todo o meu ser.


2.
Não me surpreendo com o abuso que tem sofrido a palavra "evolução". Eu não evoluo, eu sou. Em arte, não existe nem passado nem futuro. A arte que não é do presente não é de tempo algum. Não é arte.


3.
O que vocês pensam que seja um artista? Um imbecil feito só de olhos, se é pintor; ou só de ouvidos, se é músico; ou de coração em forma de lira, se é poeta; ou mesmo feito só de músculos, se se trata de um pugilista. É exatamente o contrário. Ele é ao mesmo tempo um ser político, sempre alerta aos acontecimentos tristes, alegres, violentos, aos quais reage de todas as maneiras. Não, a pintura não é feita para decorar apartamentos. É um instrumento de guerra para operação de defesa e ataque contra o inimigo.

4.
Pinto as coisas como as imagino, não como as vejo.

5.
Para mim, um domingo perfeito é aquele do ditado espanhol: "De manhã - missa; de tarde - touros; à noite - bordel".

6. Eu não procuro, eu encontro.


7. Sempre que tenho uma idéia e começo a retratá-la, ela acaba se transformando em uma outra coisa pouco tempo depois. É por isso que algumas pess\oas dizem que jamais pude fazer um quadro por inteiro.

8. Alguns pintores passam quase um ano avançando, crescendo centímetro por centímetro, o trabalho na tela. Eu passo um ano pensando num quadro e depois, em alguns minutos de desenho, executo-o.


9.
Nada que não possua um objetivo a atingir, um resultado a conquistar, um enigma a resolver, um mistério a penetrar, me interessa.

10. Um artista não é tão livre quanto parece. Foi o que senti quanto fiz os retratos de Dora Maar. Não podia fazer um desenho sequer em que ela aparecesse com um sorriso. Para mim, ela representava a mulher em pranto. Durante vários anos, pintei-a sempre sob formas torturadas., sem que fosse por sadismo ou prazer. O que eu fazia era sempre obedecer a uma visão que se me impunha. Era a relidade profunda, não a superficial que eu retratava... O pintor tem os seus limites, que nem sempre são aqueles que se imaginam.


11.
A Guerra da Espanha é a batalha da reação do povo e contra a liberdade. Toda a minha vida de artista não foi senão uma luta contínua contra o reacionarismo e a morte da arte. No quadro Guernica e em grande parte de minha obra, procurei exprimir claramente o meu horror à casta militar que mergulhou a Espanha num mar de pranto de de morte.

12. A realidade deve sempre ser ultrapassada. O que as pessoas esquecem é que tudo é único. A natureza nunca faz duas vezes a mesma coisa. É por isso que sempre procuro estabelecer relações inesperadas entre os objetos, o que chamo de "relações de grande distância " : uma cabeça pequena num corpo grande, ou uma cabeça grande num corpo pequeno. Tento assim despertar o espírito, atraí-lo numa direcão que ele não está acostumado. Quero revelar ao espectador alguma coisa que sem mim não poderia descobrir. É por isso que insito na dessemelhança entre o olho esquer e o olho direito. Um pintor não deveria pintá-los iguais porque eles não são iguais. O meu objetivo é por as coisas em movimento, provocar o movimento através de tensões contraditórias. Espero assim captar o melhor momento.

13. Numa exposição, o general alemão Otto Abetz, governador da cidade de Paris durante a ocupação nazista, dirigindo-se a Picasso, lhe perguntou: "Foi o senhor quem fez este horror?" Ao que, com toda a fleugma, ele teria respondido: "Não, senhor embaixador. Esse horror foi feito pelos senhores!"
 
Topo