• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Os cursos para a grávida

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
Os cursos para a grávida


Antes de ser realizado o parto, a futura mãe deve ter o mínimo de orientação para a forma como este se processa. Os receios são muitos e as dúvidas ainda são mais. Inscrever-se num bom curso, será a solução mais adequada.
Não só porque oferecem informação e treino corporal para enfrentar o parto com êxito, como também são um excelente suporte de apoio emocional e físico. Não existe um curso perfeito, mas a maior parte aborda os aspectos fundamentais, para o êxito no nascimento do seu bebé. Oriente-se devidamente e procure um curso, adaptado às suas necessidades de futura mãe…



Os cursos proporcionam sempre uma forte componente teórica. Informam sobre anatomia, as alterações habituais na gravidez, a fisiologia e gestação dos orgãos masculinos e femininos. Alertam para as possíveis complicações no parto, as cesarianas, as contracções, o trabalho de parto em si mesmo, a dilatação e as anestesias.



A puericultura é igualmente focada: higiene e alimentação do bebé, informações gerais sobre o primeiro ano de vida, noções sobre o leite materno e artificial, a evolução uterina e os hipotéticos problemas pós-parto.



No campo prático, todos os cursos dão especial relevo aos diversos tipos de respiração do trabalho de parto e, à forma com se deve empurrar com a maior eficácia. Devem ser trabalhados, os músculos das costas e do períneo, que funcionam para apoiar os órgãos genitais externos, os urinários e os rectais. Outro género de exercícios efectuados são: técnicas para combater o stress durante a gravidez e o parto, tendo por base o yoga e a sofrologia.



Para o desempenho positivo do nascimento de uma criança, é também importante a aprendizagem por parte do pai. Deve ser procurado um curso no qual, o pai se sinta à vontade. Normalmente, os homens frequentam mais os cursos da tarde, do que os da manhã.



Comunicar é muito importante, para trocar experiências, ansiedades e preocupações. O contacto entre futuros pais é realçado e, em muitas situações, é mantido mesmo no pós-parto. A boa comunicação entre profissionais e participantes é imprescindível, para que haja um clima de à vontade e confiança entre todos.



A realidade do trabalho de parto, deve ser retratada com a máxima perfeição, neste tipo de cursos. Não se deve exagerar, mas também não se deve referir que tudo vai ser um mar de rosas. No nosso país existem já vários cursos nos grandes centros urbanos, e as opções são variadas. Os mais habituais são os cursos convencionais, em que são transmitidas as noções básicas para o parto e, são realizados treinos e exercícios de relaxamento. Noções de puericultura e aspectos emocionais, são também aqui focados em grande escala.



Por sua vez, os cursos de natação, são efectuados em piscinas, onde nem sempre se incluem as noções básicas, transmitidas pelos cursos convencionais. A ginástica é realizada na piscina, revelando-se uma excelente preparação para o parto, descarregando o peso da coluna vertebral, correndo assim, um menor risco de lesões. A finalidade destes exercícios na água, é melhorar e desenvolver os músculos em geral. Por isso, nada-se, joga-se, praticam-se exercícios de costas, pélvis e pernas, ajudando a aprender a descontrair. Os maridos podem também entrar na piscina, ajudando a aumentar o ambiente divertido, que reina nestes cursos.



Os cursos com haptonomia, realçam outra vertente. Tratam-se de cursos onde se aprende a desenvolver a comunicação com o feto na sua vida intrauterina. Através do tacto e sobre o abdómen feminino, a relação entre pais e filhos é estabelecida. Abordam os aspectos convencionais acerca do trabalho de parto e, analisam a influência sobre o feto, do frio, calor e as carícias, tal como, aprende-se a decifrar as respostas do feto ao exterior. A participação do pai, neste curso é imprescindivel. O que aqui se evidência, são as emoções e sentidos antes do nascimento.



Há ainda outro curso, que não tratando dos aspectos convencionais do parto, é um excelente complemento: o curso de yoga adaptado a grávidas. A teoria dos filósofos de um parto sem dôr, é inspirada no yoga, e muitas posições desta doutrina Hindu, estão já a ser incluidas, nestes cursos. É preferível não abusar do yoga nesta fase, ainda que liberte as tensões e carregue o corpo de energia.



Ainda que, já se tenha experiência no trabalho de parto, é sempre recomendável inscrever-se num curso, tendo em conta as diversas opções que lhe são atribuidas. Aconselha-mo-la a inscrever-se num curso, após as 24 semanas de gestação. Se começar ao sexto mês, haverá muito tempo para exercitar os músculos. Mas, acima de tudo deve sempre pedir a opinião ao seu ginecologista, principalmente se a sua opção não fôr um curso convencional






 
Topo