- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,019
- Gostos Recebidos
- 388
O concerto inaugural da Orquestra Sinfónica do YouTube, que integra o trompetista português Pedro Silva e o violinista brasileiro Vasken Fermanian, estudante em Castelo Branco, foi hoje dedicado às vítimas de desastres naturais no Japão Austrália e Nova Zelândia.
O espectáculo na Casa da Ópera de Sydney incluiu a participação de vários solistas convidados e revestiu-se de um carácter multimédia expresso em performances como a da ucraniana Ksenya Simonova, com os seus desenhos em areia concebidos em tempo real, e o artista digital Android Jones, que ao longo do concerto criou várias das projecções observáveis no interior do auditório e também na sua característica estrutura arquitectónica exterior.
Michael Tilson Thomas conduziu o concerto desta manhã (hora de Lisboa) e, perante os cerca de 2.500 espectadores que quase lotaram a sala e os largos milhares que o terão acompanhado pela internet, declarou, a propósito da experiência que esta semana reuniu os 101 músicos de 33 países escolhidos para o colectivo: «Sei que os membros da orquestra se associam a mim no agradecimento à Google e ao YouTube por nos terem dado esta oportunidade e os meios de a partilhar convosco».
«O programa do concerto foi planeado há meses de forma a ser espectacular e colorido», continuou o maestro norte-americano, «mas hoje estamos conscientes das pessoas que no Japão, na Austrália e na Nova Zelândia estão a sofrer os efeitos de desastres naturais».
O concerto inaugural da Orquestra Sinfónica do YouTube 2011 foi, por isso, dedicado a essas populações, procurando demonstrar que a música, embora de uma «beleza que parece muito frágil», «pode ser um conforto em tempos como estes».
Através da internet, pôde verificar-se que Pedro Silva actuava a meio da fila de sopros disposta na primeira posição que se elevava acima dos naipes de cordas, enquanto Vasken Fermanian se encontrava à esquerda da formação, no grupo dos primeiros violinos.
O primeiro músico tem 20 anos, reside em Santa Maria da Feira, frequenta a Licenciatura em Música da Universidade do Minho e, entre os 12 trompetistas que chegaram à final, foi um dos quatro escolhidos para o colectivo do YouTube.
Vasken Fermanian tem a mesma idade e estuda violino na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, mas é natural de Fortaleza, no Brasil, e, entre 79 finalistas desse instrumento, foi um dos 31 seleccionados para a formação..
Criado em Fevereiro de 2005, o YouTube é o maior site de vídeos da internet e em 2009 lançou «a primeira orquestra colaborativa do mundo», em que os músicos prestam provas em vídeo e são avaliados através da internet por um júri que escolhe os finalistas, votados depois online pela comunidade de utilizadores do site.
Na sua primeira edição, a orquestra do YouTube recebeu cerca de 3.000 candidaturas de 70 países, acabando por escolher 94 músicos, entre os quais o violinista português Tiago Santos. Em 2010, terá recebido 10.000 inscrições e escolhido 336 finalistas, entre os quais se incluiu também a flautista Ana Carina Sousa, o violinista Nuno Vasconcelos, o trompista Luís Duarte Moreira e o oboísta Samuel Bastos.
Lusa/SOL