- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,019
- Gostos Recebidos
- 388
Duas obras do pintor português Nadir Afonso, um óleo sobre tela e um guache sobre papel, foram vendidas quarta-feira à noite por um total de 26 mil euros num leilão do Palácio do Correio Velho, em Lisboa.
De acordo com a leiloeira, o óleo Máquina de fazer sonhar, de Nadir Afonso, foi vendido por 20 mil euros, e um guache do mesmo autor foi arrematado por seis mil euros.
Também foi vendida uma obra de Francisco Relógio, pintada em acrílico sobre madeira, intitulada O encontro, por 10.500 euros.
Neste leilão de arte moderna - sobretudo pintura, desenho e escultura - do palácio do Correio Velho estava prevista a licitação de dezenas de obras de nomes conhecidos da arte portuguesa e alguns estrangeiros.
Entre as peças cuja estimativa era mais elevada estavam um óleo do artista espanhol António Saura (1930-1998), por 40 mil euros, um acrílico sobre duas telas do norte-americano Peter Halley, também por 40 mil euros, e um acrílico sobre tela de Julião Sarmento por 30 mil euros.
No entanto, segundo fonte da leiloeira, foram retirados cerca de 60 lotes, entre eles algumas das obras mais caras de uma importante colecção, por um vendedor que alegou «uma imposição legal que está a ser resolvida».
«Foi uma particularidade nada habitual ter sido retirado um núcleo importante de obras antes do início do leilão», disse a mesma fonte, indicando que em causa «estiveram razões absolutamente alheias à vontade do Palácio do Correio Velho».
Ainda segundo a mesma fonte, que não quis especificar os motivos, «nada se prendem com a autenticidade das obras, mas sim com aspectos legais que, assim que resolvidos, permitirão a recolocação das obras em leilão».
O conjunto incluía ainda obras africanas do poeta e artista português Neves e Sousa (1921-1995), que viveu muitos anos em Angola e pintou temas africanos, e do moçambicano Malangatana, falecido no início deste ano.
Lusa/SOL