• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Obras de Matisse e Picasso são roubadas em Berlim

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Ladrões aproveitaram as festividades de Ano Novo e esvaziaram completamente uma exposição de arte em Berlim, levando mais de 30 obras.
O prejuízo chega a cerca de 180 mil euros (quase R$ 600 mil), segundo as primeiras estimativas da polícia da capital alemã.

Entre as obras, expostas em uma galeria de arte privada, estavam 25 quadros, entre pinturas, desenhos e gravuras de artistas como Pablo Picasso, Georges Braque e Henri Matisse, além de esculturas, incluindo trabalhos do alemão Richard Hess.

"A exposição inteira foi levada", lamentou a dona do estabelecimento, Ulrike Erben.

Arrombamento

O roubo ocorreu na noite de reveillon. Somente por volta de 13h de quinta-feira, a empresária, ao chegar ao lugar, descobriu sinais de arrombamento na galeria e alertou a polícia.

Os ladrões tiveram acesso às instalações por uma entrada nos fundos. Para os investigadores, a acção foi obra de uma equipe de, no mínimo, duas pessoas.

"Até mesmo as oito esculturas foram levadas, entre elas, uma que pesava cerca de 50 quilos", disse Erben, lembrando que, ainda no local, os bandidos arrancaram diversos quadros de suas molduras, deixando o chão coberto de cacos vidro.

A polícia de Berlim classificou o incidente como "o maior roubo de galeria de arte nos últimos anos". O prejuízo, no entanto, poderia ter sido ainda maior.

Desde o fim de Dezembro, as instalações da galeria estão sendo preparadas para uma nova mostra. Por isso, muitos quadros ainda não tinham sido pendurados e outras obras de valor foram retiradas de onde estavam anteriormente.


.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Arte:pelo menos 30 peças roubadas numa galeria de Berlim

Arte:pelo menos 30 peças roubadas numa galeria de Berlim

Pelo menos 30 obras de arte, de Pablo Picasso e de Henri Matisse, entre outros, foram roubadas no Fim de Ano numa galeria de Berlim, informou hoje a polícia.

O roubo na galeria privada Fasanen terá ocorrido na noite de Fim de Ano, mas só foi descoberto na quinta-feira, adiantou a polícia.

As obras roubadas, gravuras, litografias e esculturas, terão um valor de 180 mil euros e incluem «Profil au fond noir», um trabalho de Picasso de 1947.

Segundo a polícia, os ladrões terão entrado por uma porta das traseiras e, dado o número de obras que desapareceram e a dimensão de algumas das esculturas roubadas, crê-se que estarão envolvidas neste caso pelo menos duas pessoas.



Diário Digital / Lusa
 
Topo