• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Obras de compositores modernos portugueses em estreia na Rússia

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Música: Obras de compositores modernos portugueses em estreia na Rússia

Moscovo. 15 Set (Lusa) A Orquestra de Câmara do Kremlin, sob a direcção do maestro Misha Rachlevski, e o pianista Filipe Pinto-Ribeiro vão interpretar em concerto obras de dois dos mais importantes compositores portugueses da actualidade, Eurico Carrapatoso e António Pinho Vargas.

O concerto, organizado com o apoio do Instituto Camões, está marcado para domingo, na Sala Rachmaninov do Conservatório de Moscovo.

"Trata-se de um desafio particularmente importante interpretar pela primeira vez na Rússia obras de dois compositores portugueses contemporâneos. Uma oportunidade para revelar ao público russo o que de melhor se faz na música portuguesa da actualidade", declarou à Lusa Filipe Pinto-Ribeiro.

O pianista português, antigo aluno do Conservatório de Moscovo, precisou que a Orquestra de Câmara do Kremlin irá interpretar "Pequena Suite Lírica", de Eurico Carrapatoso (1962), e "Nocturno/Diurno", de António Pinho Vargas (1951).

Além dessas obras, o pianista português interpretará também "Concerto para Piano e Orquestra em Lá Maior, N.12, KV 414", de Wolfang Amadeus Mozart (1756-1791), e "Concerto em Lá Maior", de Carlos Seixas (1707-1742) e obras do compositor russo Piotr Tchaikovski«y (1840-1893).

A Orquestra de Câmara do Kremlin foi criada em 1991 pelo maestro Misha Rachlevski e rapidamente conseguiu fama mundial. Regularmente realiza digressões pelos países da América, Europa e Ásia.

A orquestra gravou mais de 20 discos, alguns dos quais venceram prémios internacionais.

O pianista Filipe Pinto-Ribeiro nasceu em 1975 no Porto e é considerado um dos músicos portugueses mais relevantes da actualidade.

Professor de Piano na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto), Filipe Pinto-Ribeiro desenvolve uma intensa actividade solística e camerística, apresentando-se frequentemente com orquestras nacionais e estrangeiras. Tem já gravados vários CD.


JM.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 
Topo