- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,953
- Gostos Recebidos
- 1,161
Um dos maiores desafios no que diz respeito à alimentação saudável são os lanches. A fome pode surgir entre as refeições principais e, na correria do dia a dia, muitas pessoas acabam por recorrer a snacks mais práticos, mas menos saudáveis.
Ora, segundo o Today, há um em particular que os cardiologistas evitam a todo o custo: as batatas fritas ou outros snacks salgados.
O cardiologista aconselha: evite batatas fritas e snacks salgados
Em declarações ao programa Today, o médico Andrew Freeman refletiu sobre a cultura ocidental, que incentiva as pessoas a procurarem o que é mais conveniente em termos de rapidez e não de saúde. Assim é comum recorrer-se às máquinas de venda automáticas ou a lugares que vendam alimentos ultraprocessados.
"A nossa cultura valoriza a conveniência, o que é ótimo, mas isso não significa que se precise de comer alimentos industrializados, processados e com sal e açúcar adicionados", referiu.
Porque é que os snacks salgados fazem mal à sua saúde?
Este tipo de snacks costumam ser ricos em sal, açúcar, gorduras saturadas, calorias e hidratos de baixa qualidade. Para além disso, não apresentam fibras. Ou seja, tudo junto é péssimo para a saúde do seu coração.
Segundo a Associação Americana do Coração, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados aumenta o risco de doenças cardiometabólicas e doenças crónicas.
Quais as alternativas aos snacks salgados?
Se quiser mudar a sua alimentação e optar por opções mais saudáveis nos seus lanches, o médico recomenda alimentos práticos oferecidos pela natureza como maçãs, cenouras e outras frutas e vegetais.
Poderá ainda apostar em frutos secos, como é o caso de nozes, avelãs ou amêndoas. Frutas secas, sementes de abóbora, iogurte natural ou húmus com palitos de vegetais também são opções viáveis.
IN:NM
