- Entrou
- Out 19, 2012
- Mensagens
- 3,230
- Gostos Recebidos
- 0
Quando chega esta altura, a história do ano anterior repete-se. No jardim, o frio penetra por todo o lado, sobretudo nos primeiros meses do ano, que tendem a ser os mais invernosos e chuvosos.
Por essa razão, deverá ter em conta uma série de cuidados e tarefas a desempenhar nesta altura, para que o seu jardim continue maravilhoso e cheio de cor.
Sabia, por exemplo, que as baixas temperaturas poderão fazer sucumbir alguma espécies de flor, mas que tal pode ser evitado com uma cortina protetora ou uma sebe? Fique a par dos pormenores a que deve estar atenta.
O que plantar
Aconselhamos a colocar as flores em sementeiras, já a pensar no verão. Por outro lado, ainda consegue encontrar rosas com a raiz nua que pode plantar.
Como regar
Depois de qualquer plantação, faça uma rega copiosa. As sementeiras não podem ficar secas em qualquer situação.
Como adubar
Aplique adubo nos maciços de flor e no jardim de rochas de vivazes, mas antes elimine as plantas mortas e as daninhas.
Podar
Agora que o frio mais intenso está a chegar ao fim, desbate as rosas para lhes devolver o vigor e ficarem com boas formas. Corte as rosas em um terço.
Outros pormenores a tratar
Além da monda manual para controlar o aparecimento de daninhas, pode usar colchões orgânicos com 10 cm de espessura à base de composto e casca de pinho.
Todas as tarefas de fevereiro
Esta é a altura em que os botões florais de plantas como as cerejeiras começam a despontar e começam a surgir as primeiras cores do ano no seu jardim.
Além dos cuidados especiais que deve ter com a rega, é tempo de cortar tudo o que está murcho, aplicar estrume nos solos baldios, adubar depois da poda e começar a plantar árvores fruteiras e morangueiros.
O frio deste Inverno exige cuidados acrescidos:
Semeie para dar cor
Este é um bom mês para as sementeiras de interior. Nas jardineiras das janelas pode instalar plantas que darão cor à fachada da casa.
Regue com precaução
Regue quando os substratos se encontrem secos no caso de cactos e aumente nas plantas que reiniciam a actividade e as que têm muitas flores.
Adubar sem químicos
Até ao próximo mês não aplique adubos químicos nas plantas de casa. No terraço pode aplicar adubo orgânico.
Não pode todas as plantas, apenas algumas
Se algumas plantas apresentam vegetação pobre, corte-as quase ao nível do substrato. Pode também podar a poinsetia ou flor de Natal.
Combata a seca
Se não tem plantas que tolerem a seca (cactos e suculentas), aumente a humidade nas dependências com aquecimento.
Se as suas plantas estão em...
... Interior quente
Estacas, renovos e divisões dão-se bem. Renove a ficus elastica e divida cintas e tradescâncias (erva-da-fortuna). Coloque as plantas novas em zona quente para enraizarem bem.
...Interior fresco
Elimine as raízes velhas e plante com substrato no os tubéculos de gloxinia, ciclamen ou begónias. A partir do fim do mês emitem rebentos.
... No terraço
A cochonilha ataca uma série de plantas nesta época. Elimine-as à mão ou com um pano empapado em álcool.
... No pátio
Renove o substrato superficial das plantas grandes e pesadas para beneficiarem de novos nutrientes.
As plantações da época
Semeie bagas de arbustos como azevinho ou cotoneaster. Plante árvores de sombra e Coníferas em vaso ou com raizame.
Regue e vigie
Assegure-se que o sistema de rega não apresenta válvulas estragadas ou fissuras nas mangueiras e tubos.
Adube as covas
Em tempo de plantações e reformas, tenha à mão um saco de adubo orgânico ou composto para misturar com a terra extraída das covas.
Pode as frondosas
Pode os exemplares de flores tardias e as frondosas com ramos de tendência pendente. Elimine sempre os ladrões do ano anterior.
Controle o vento
Vigie os ventos frios e em caso de necessidade instale uma cortina ou reforce os tutores. Continue os tratamentos com óleo mineral.
Alinhe depois de cortar
Depois do corte do final do inverno, alinhe as margens do relvado que perderam definição. Utilize uma pá de margens retas para trabalhar nos maciços.
Coloque a pá perpendicularmente ao solo e pressione com o pé para recortar a erva que ultrapassa os limites do relvado. Em superfícies grandes, utilize uma máquina adequada.
sapo.mulher