• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O seu gato bebe muita água? Atenção a estas possíveis doenças

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
38,325
Gostos Recebidos
831
naom_61d81b6a8ca7b.jpg



Conforme explica um artigo publicado no site Patas da Casa, os gatos são conhecidos por beberem pouca água, o que por sua vez pode levar a problemas nos rins. Como tal, e paradoxalmente, se notar que o seu bichano está constantemente a ingerir água, isso pode ser um indicador de que algo não está bem.

O consumo excessivo de água é denominado de polidipsia e passa a ser preocupante no momento em que o gato bebe mais de 45 ml (por quilo) diariamente.

De acordo com o site Patas da Casa, duas condições em particular podem justificar o desenvolvimento desta condição:



Diabetes

A diabetes tipo Mellitus e Insipidus podem fazer com que o felino beba mais água.

A diabetes Insipidus é caracterizada por uma secreção inadequada de vasopressina, conhecida igualmente por hormona antidiurético (ADH), o que leva a que o bichano consuma o líquido em demasia.

Entretanto, no caso da diabetes Mellitus, mais frequente, os níveis de açúcar no sangue sobem como consequência da falta ou insensibilidade à insulina. Sendo que a glicose é eliminada através da urina, o felino começa a urinar mais e beber a mais água para recuperar.

Insuficiência renal

Também denominada doença renal crónica (DRC), esta condição afeta principalmente os gatos idosos. Quando os rins começam a falhar, os bichanos urinam um líquido mais diluído. Assim, e de forma a recuperar a hidratação, o gato passa a beber mais água com o intuito de repor os líquidos expelidos pelo organismo.

Adicionalmente, outros problemas que podem provocar sede excessiva incluem: hiperadrenocorticismo, hipertireoidismo, vómitos e diarreia.


IN:NM
 
Topo