Luz Divina
GF Ouro
- Entrou
- Dez 9, 2011
- Mensagens
- 5,990
- Gostos Recebidos
- 0
O que são células estaminais?
Conheça as propriedades destas células e saiba como podem ser preservadas.
Segundo Isabel Alcobia, investigadora do Instituto de Histologia e Biologia do Desenvolvimento, da Faculdade de Medicina de Lisboa, as células estaminais são células indiferenciadas que possuem simultaneamente duas propriedades únicas: a capacidade de se autorrenovarem, porque, ao dividirem-se, originam uma célula igual a si própria; e a capacidade de se diferenciarem em vários tipos celulares, por exemplo, em células musculares, do sangue e da pele.
Consoante a sua origem, podemos designá-las por células estaminais embrionárias, estaminais embrionárias fetais, células estaminais adultas ou as designadas células estaminais pluripotentes induzidas.
Atualmente, o isolamento e a preservação de células estaminais é uma prática comum, quer na investigação científica básica ou aplicada, quer na prática clínica.
Processo de criopreservar
Nos últimos 25 anos, o aperfeiçoamento de protocolos de isolamento e manutenção de células estaminais de tecidos fetais tais como, células estaminais do sangue de cordão umbilical, permitiram um enorme avanço na área da investigação de células estaminais e da medicina regenerativa. O desenvolvimento de protocolos de preservação para um determinado tipo celular requer algumas especificações, nomeadamente a criopreservação (processo de preservação de células ou tecidos por congelamento a temperaturas muito baixas) que obedece a condições específicas nas suas várias etapas: • Isolamento e separação dos vários tipos de células;
• Colocação das células isoladas na solução de criopreservação;
• Utilização de protocolos de criopreservação adequados para cada tipo de células isoladas;
• Armazenamento apropriado e controlado (temperatura e duração);
• Utilização de protocolos de descongelação adequados para cada tipo celular criopreservado;
• Utilização de protocolos específicos para a manutenção e expansão das células inicialmente criopreservadas. As etapas têm como objetivo final obter e manter viável o maior número possível de células estaminais para uma futura aplicação biomédica. Ana Margarida Marques
crescer.sapo