- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,088
- Gostos Recebidos
- 1,097

Quando adquirimos novos fármacos, geralmente estamos atentos à data de validade indicada na embalagem. O que poucos sabem é que "alguns medicamentos - como gotas para os olhos ou xaropes - apresentam também um prazo de validade depois de aberto, que é mais curto do que o prazo de validade", pode ler-se num artigo da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
Como refere a DECO, "é importante verificar a informação do folheto informativo e da caixa do medicamento, e seguir também algumas orientações", tais como anotar a data de abertura do medicamento. "Para evitar esquecimentos, registe a data de abertura dos medicamentos que têm um prazo para ser utilizados depois de abertos", aconselha.
No caso dos colírios, explica que "as gotas para os olhos (colírios) são medicamentos preparados de forma a garantir a sua esterilidade, pelo que é muito importante seguir as recomendações do folheto informativo sobre as suas condições de conservação e o seu prazo de validade". "Após a abertura do frasco, estes medicamentos costumam ter um prazo de validade de 30 dias, mas, ainda assim, deve sempre confirmar o prazo no folheto informativo".
A DECO acrescenta ainda que não se deve guardar os medicamentos unidose depois de abertos e chama também à atenção para a validade dos cosméticos. "Produtos cosméticos (como é o caso de cremes ou de protetores solares) costumam ter a validade indicada no rótulo, no formato '12M' dentro do desenho de um boião aberto. Isto significa que o produto tem um prazo de validade de 12 meses após ser aberto", esclarece.
A validade de um medicamento é indicada na respetiva caixa, mas também na própria embalagem que o contém (como um frasco, tubo ou blíster), podendo ser apresentada no formato MM/AAAA, em que o MM indica o mês e o AAAA o ano até quando o medicamento tem validade. "Quando a informação é indicada desta forma, o medicamento pode utilizar-se com total segurança até ao último dia do mês indicado."
IN:NM