• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

O que levar em conta ao escolher suas plantas

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Saber escolher as plantas que você levará para casa é um passo fundamental. E há dicas, bastante fáceis de serem seguidas, que poderão ser muito úteis para você.



Muitas vezes, ao vermos uma planta bonita, sentimos um forte impulso de levá-la para casa. Mas, antes disso, devemos nos lembrar de que aquele é um ser vivo e, como tal, precisa de afeto, dedicação e carinho. Da mesma forma que você se adaptará à planta, por sua vez, ela também estará se adaptando a você. E, durante todo o tempo, há uma troca de energia e de amor.



Se você lhe dedicar os cuidados certos, que são simples e até podem parecer não ter muita importância, mas que, entretanto, são vitais, ela lhe corresponderá apresentando-se saudável e bonita, lhe oferecendo brotos e folhas novas.



Se, porém, for esquecida num canto, por exemplo, mal iluminado, sem ventilação suficiente ou com temperatura elevada, e não for regada, certamente acabará se ressentindo e fatalmente morrerá.



O ambiente onde ficará a planta




Aspectos simples como luminosidade, umidade, temperatura, correntes de ar e a nossa disponibilidade de tempo podem afetar a sobrevivência de uma planta. Por outro lado, em casas habitadas por crianças, animais domésticos e pessoas alérgicas, não é recomendável que se coloquem plantas venenosas, pontudas ou com espinhos e que exalem perfumes. Todos esses aspectos que envolvem o ambiente onde a planta viverá são importantes para uma boa escolha.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Luminosidade



A primeira coisa a ser pensada, antes de mais nada, é se o local que a planta passará a ocupar é provido da luminosidade que ela necessita. Posição, tamanho das janelas e até a cor das paredes interferem no seu desenvolvimento. Aquela que precisa de mais luminosidade, obrigatoriamente, deverá ficar próxima às janelas e de preferência em ambientes claros, pois as paredes mais claras refletem a luz, enquanto que as escuras absorvem-na.



Um exemplo típico e conhecido de planta que necessita de muita luz é o cacto, originário de regiões desérticas onde o sol é escaldante. Em geral, as plantas floríferas (aquelas que cultivamos pela beleza de suas flores) exigem sol direto, por essa razão canteiros ou vasos bem próximos às janelas são os locais indicados. Os gerânios só produzirão floradas caso recebam, no mínimo, um pouco de sol todas as manhãs; caso contrário, conseguem até desenvolver lindas folhas, mas não flores. Incluem-se nessa lista as petúnias, columéias, flor-de-maio e begônias, entre outras.



Quanto às plantas que podem viver mais afastadas da luz direta, (mas não totalmente sem ela) destacam-se as chamadas plantas rústicas, normalmente encontradas em saguões de prédios, como as popularmente conhecidas comigo-ninguém-pode, filodendro, cheflera, jibóia, árvore-da-felicidade e outras famosas por serem bastante resistentes (agüentam pouca luminosidade, exigem relativa água e suportam bem a poluição).

 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Humidade



Dentro de casa há bastante variação da umidade ambiente, em geral muito mais elevada nos banheiros do que em outros ambientes. Por isso, o banheiro é o espaço ideal para algumas espécies de plantas que requeiram bastante umidade.



Mesmo assim, o interior das casas ou apartamentos, geralmente não possui umidade suficiente para as espécies originárias das matas tropicais, que necessitam de microclima semelhante ao de seu habitat natural. Para elevar o nível de umidade, pode-se vaporizar as plantas com pulverizador de água, conservando assim a umidade do ar. Por outro lado, as próprias plantas contribuem para elevar o nível de umidade, uma vez que desprendem vapor de água através das folhas.



Portanto, se forem colocadas várias plantas próximas, o vapor desprendido aumenta a umidade do ambiente.



Temperatura


Em ambientes internos nem sempre a temperatura corresponde à da região. Em muitas casas, nas regiões mais frias do país, há sempre algum ambiente que é mantido mais aquecido através de aquecedores, lareiras ou ar condicionado. As temperaturas reais de cada ambiente são aquelas que devem ser consideradas para a colocação das plantas.

 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Correntes de ar



Em todo ambiente interno há áreas mais sujeitas a correntes de ar, geralmente próximas às janelas e corredores. Para esses locais, prefira as plantas rústicas e esqueça aquelas que têm folhas visivelmente delicadas.



Disponibilidade de tempo



Embora todas as espécies de plantas para que sobrevivam no interior da casa exijam sua atenção, há algumas que necessitam de mais cuidados do que outras, e isto demanda tempos variáveis. Portanto, antes de adquirir a sua, verifique quanto à periodicidade de regas, preparação do solo, modo de plantio e resistência a pragas. Dessa forma, se você tem pouco tempo para dedicar às plantas, poderá evitar facilmente as mais exigentes em cuidados.

 
Topo