Portal Chamar Táxi

O que está a fazer com que esteja sempre aflito para urinar

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,401
Gostos Recebidos
1,111
naom_62d7a26b82da2.jpg


Está sempre a correr para a casa de banho? Existem "muitas doenças que podem afetar a bexiga e fazer com que uma pessoa precise de ir à casa de banho com mais frequência, como a idade mais avançada, a diabetes, a infeção e a inflamação (cistite), as alterações pós-menopáusicas e o aumento da próstata", explica Christian Brown, um urologista, citado no DailyMail.






Tendo isto em conta, o especialista mencionou, e explicou, algumas das justificações mais comuns e o que fazer para lidar com elas.





1- Bebe demasiado café


Geralmente, "a cafeína pode afetar a função da bexiga e fazer com que a pessoa vá à casa de banho mais vezes", explica o médico. Encontra-a "no chá, café e chocolate sob qualquer forma e é simultaneamente um diurético, o que significa que faz com que o corpo produza mais urina, e um irritante para a bexiga".


Explica ainda que o álcool tem o mesmo efeito, assim como a comida picante. Por isso, aconselha que evite ao máximo este tipo de alimentos e bebidas e, claro, escolha alternativas sem cafeína.


2- Está na perimenopausa ou na menopausa


Com a idade, os músculos do pavimento pélvico podem começar a relaxar e, além disso, na fase da perimenopausa, quando os níveis de estrogénio começam a baixar, causam o adelgaçamento dos tecidos da uretra e da vagina. Fatores que aumentam o risco de incontinência.


"Tanto os homens como as mulheres podem desenvolver uma bexiga hiperativa em qualquer idade, mas tende a piorar com a idade e, no caso das mulheres, depois da menopausa e de terem filhos", acrescenta.


Por isso, aconselha "os exercícios de 'kegel' ou do pavimento pélvico capazes de melhorar muitos sintomas urinários", afirma.





3- Tem uma próstata demasiado grande


Quando "os homens envelhecem, a próstata aumenta de tamanho e pode causar obstrução da urina à medida que esta sai da bexiga e passa pela próstata", explica. Isto pode causar "um fluxo lento, dificuldade em começar e parar, levantar-se para urinar durante a noite e urinar mais frequentemente durante o dia".


4- Tem diabetes


Quando "o nível de açúcar no sangue aumenta, os rins começam a produzir mais urina, o que se designa por diurese", explica. Muitas vezes, a pessoa fica com sede e pode facilmente ficar desidratada, acrescenta o médico. Isto resulta na produção de mais urina e, consequentemente, em mais idas à casa de banho.


5- Toma medicamentos para a hipertensão


"Medicamentos diuréticos utilizados para tratar a tensão arterial elevada, tornozelos inchados e insuficiência cardíaca fazem com que uma pessoa urine mais frequentemente e com maior volume durante duas a três horas depois de serem tomados", explica o médico.


Existem, no entanto, outros medicamentos com este efeito. Por exemplo, "alguns medicamentos utilizados para tratar a depressão, a mania e a psicose podem abrandar o funcionamento da bexiga e, ocasionalmente, causar uma condição chamada retenção de urina, em que a pessoa tem dificuldade em esvaziar a bexiga".

IN:NM
 
Topo