- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,953
- Gostos Recebidos
- 1,161
O que acontece ao corpo quando não dorme bem à noite
O jornal Metro falou com alguns especialistas para perceber o que pode acontecer quando não dorme as horas suficientes. Conheça os riscos.
Sistema imunitário enfraquecido
"Estudos mostram que existe uma ligação complexa entre os ciclos de sono-vigília e o sistema imunitário. Enquanto dorme, o sistema imunitário produz substâncias protetoras que combatem infeções, como as citocinas. Usa essas substâncias para combater invasores externos, como bactérias e vírus", diz a psicóloga Sue Peacock.
Cita ainda um estudo publicado na revista Current Biology que concluiu que dormir menos de seis horas poderia reduzir a resposta imunitária das vacinas.
Aumento da ansiedade
"Infelizmente, uma coisa pode agravar a outra. A ansiedade pode afetar negativamente a capacidade do corpo de adormecer, pois o cérebro acaba por pensar em todos os possíveis resultados daquilo que está a causar ansiedade. Além disso, a ansiedade relacionada com o sono pode levar a distúrbios do sono e insónia, o que cria um ciclo vicioso que pode agravar ambas as condições."
Irregularidades menstruais
“As hormonas da tiroide pode aumentar durante a privação de sono, o que pode levar a irregularidades no ciclo menstrual”, diz Katharina Lederle.
Aumento de peso
“Enquanto dormimos, hormonas como o cortisol são reguladas. Acabam por ser importantes no controlo do peso. A falta de sono diminui os níveis dessas hormonas no sangue. A privação de sono a longo prazo aumenta o apetite, leva à compulsão alimentar e ao aumento de peso.”
O que não fazer antes de dormir
O 'website' Well+Good falou com três especialistas do sono para saber o que deve evitar mesmo antes de ir dormir. Parecem hábitos inofensivos, mas fazem toda a diferença. Saiba tudo.
Iniciar uma conversa stressante
"Trazer um assunto intenso à tona uma ou duas horas antes de dormir significa que provavelmente ainda estará na sua mente durante algum tempo", revela Daniel Gartenberg, cientista do sono.
Passar em ambientes com luz brilhante
"Cerca de três horas antes de dormir, comece a diminuir as luzes de casa para ajudar a aumentar a secreção de melatonina", revela a neurologista Meredith Broderick.
Evitar uma rotina de relaxamento
"Pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a preparar o corpo para dormir", conta Rebecca Robbins.
Comer antes de se deitar
"Pode levar ao refluxo e a problemas de digestão."
Ver ecrãs, como telemóveis ou televisão
"A luz dos ecrãs é como se fosse uma forma visual de cafeína."
IN:NM
