• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O que é Estenose crânio facial, causas e Cirurgia

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,087
Gostos Recebidos
10

A estenose crânio facial, ou cranioestenose como também é conhecida, é uma alteração genética que faz com que os ossos que compõem a cabeça fechem-se antes do tempo previsto, gerando algumas alterações na cabeça e na face do bebê.

Ela pode ou não estar relacionada a alguma síndrome e não há comprometimento intelectual da criança. Contudo, esta deve enfrentar algumas cirurgias durante a vida para evitar que o cérebro fique comprimido dentro de um pequeno espaço, comprometendo outras funções do organismo.



Características da estenose crânio facial
As características do bebê com estenose crânio facial são:

olhos ligeiramente mais afastados um do outro;
órbitas mais rasas que o normal, que faz com que os olhos pareçam ser saltados para fora;
diminuição do espaço entre o nariz e a boca;
cabeça pode ficar mais alongada que o normal ou em formato de triângulo dependendo da sutura que tenha fechado precocemente.
Existem diversas causas para a estenose crânio facial. Ela pode ou não estar relacionada a alguma doença genética ou síndrome, como na Sindrome de Crouzon ou na síndrome de Apert, ou pode ser causada pela toma de medicamentos durante a gravidez, como por exemplo o Fenobarbital, um medicamento utilizado contra a epilepsia.Estudos comprovam que mães fumantes ou que vivem em locais de grande altitude têm maiores chances de gerar um bebê com estenose crânio facial devido a diminuição do oxigênio que passa para o bebê durante a gravidez.

Cirurgia para estenose crânio facial
O tratamento para a estenose crânio facial consiste na realização de uma cirurgia para afastar as suturas ósseas que compõem os ossos da cabeça e assim permitir um bom desenvolvimento cerebral. Dependendo da gravidade do caso podem ser realizadas 1, 2 ou 3 cirurgias até o final da adolescência. Após as cirurgias o resultado estético é satisfatório.

O uso de aparelho nos dentes faz parte do tratamento para evitar o desalinhamento entre eles, para evitar o comprometimento dos músculos da mastigação, da articulação temporomandibular e para ajudar a fechar os ossos que formam o céu da boca

Fonte:tuasaude/Dr.Arthur Frazão Clínico gera
 
Última edição:
Topo