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CONHECIMENTOS BÁSICOS
O que é UCE e como é usada
As UCEs são dispositivos eletrônicos capazes de definir as condições de funcionamento do motor e adequá-lo as diferentes condições encontradas; elas governam todas as funções vitais do motor, da injeção de combustível nos cilindros ao ponto exato de ignição na câmara de combustão, do sistema de freio anti-bloqueio (ABS), ao sistemas de controle de tração.
UCE Bosch Motronic ML 5.4
A UCE controla o avanço e injeção dos automóveis, intervindo constantemente para um ótimo funcionamento do motor, compensando as variadas condições atmosféricas e de carga no motor.
Para funcionar corretamente, uma UCE precisa de alguns sinais que ela recebe de dispositivos chamados sensores, estes são montados em pontos específicos do motor, são eles:
* Sensor de temperatura e volume do ar admitido
* Sensor de temperatura do motor
* Sensor de rotação
* Sensor de detonação
* Sensor de posição da borboleta
* Sensor de quantidade de oxigênio no gás de descarga (sonda lambda )
A leitura e emissão de dados é feito em tempo real, durante o funcionamento do motor; os sinais que a UCE emite para os atuadores de controle do motor são:
* Tempo de abertura do injetor de combustível
* Correção do avanço de ignição
* Controle de marcha lenta
As vantagens deste sistema são:
* Economia de combustível
* Aumento do potência em algumas condições
* Maior torque, conseqüentemente mais aceleração
* Menor emissão de gases tóxicos
* Melhor desempenho a frio
* Marcha lenta constante em todas as condições
Onde estão instaladas as UCEs
Normalmente as UCEs estão situadas nos seguintes pontos:
* No lateral do lado do passageiro como na
* Debaixo do painel ou debaixo do porta-luvas,
* No compartimento do motor
O que é uma EPROM?
Uma EPROM (Memória apagável programável somente para leitura - Erasable Programmable Read Only Memory ) é um componente eletrônico capaz de armazenar milhares de dados; existem modelos diferentes, cada uma com uma capacidade de memória diferente; uma característica importante das EPROMs é que elas podem ser apagadas e reprogramadas muitas vezes.
O apagamento é feito submetendo as memórias a uma emissão de raios ultra-violeta, de um comprimento de onda específico, por um certo tempo, enquanto a gravação é feita com um dispositivo chamado Gravador de EPROMs. Uma amostra do software Programador de Eprom é mostrado na figura
Onde a EPROM está situada na UCE
Nas UCEs mais difundidas no comércio, a Eprom tem sua localização como mostrado nas figuras abaixo:
Como ler os dados de uma EPROM
Nas UCEs, a EPROM contém o sistema operacional e os parâmetros relativos ao funcionamento do motor em diferentes condições, estes parâmetros são denominados "mapeamento". Um exemplo é mostrado na Figura, onde você pode ver a quantidade de combustível injetada nos cilindros em função de duas variáveis diferentes, a carga e a rotação do motor.
Uma vez retirado o chip e inserida em um Programador de EPROM adequado, o conteúdo da memória pode ser lido e gravado como arquivo em um computador
Fases de um remapeamento
As operações de remapeamento são extremamente simples porque você trabalha essencialmente com parâmetros gráficos; o processo é composto por 7 fases :
1. Abertura da UCE,
2. Retirada da EPROM,
3. Leitura com o Leitor/Gravador de EPROM,
4. Remapeamento das curvas específicas,
5. Gravação do novo chip,
6. Inserção da EPROM na UCE,
7. Prova do carro.
A maioria das EPROMs originais podem ser apagadas e reutilizadas, porém é aconselhável aguardar um período técnico para só então apagar o chip original.
Nestas fases obviamente o emulador de Eprom não é usado, que ligado diretamente ao computador, pode alterar em tempo real as curvas do mapeamento, evitando assim as fases 4,5,6 no acerto do mapeamento, e obtendo o resultado para provar diretamente o efeito de mudança durante o executar ou em um banco de prova de máquina.
O Programa não tem um mapeamento padrão, ele permite ao operador configurar os parâmetros que ele prefere. A responsabilidade de todas as mudanças no motor ficam a cargo do operador.
Nenhuma parte da UCE pode ser danificada por uma programação errada, nem os componentes controlados por ela , como injetores, bobina de ignição, etc.. Estes componentes só podem ser danificados devido a curto circuitos ou polarizações invertidas, mas não por instruções erradas.
O motor pode ser danificado se não forem respeitadas as tolerâncias do projeto, como mostrado neste exemplo:
Se em um carro com motor turbo com capacidade de 100 HP, o mapeamento é mudado para a potência ser de 200 HP, agindo no tempo de injeção, no avanço de ignição , no overbooster e no limitador de rotações, sem fazer as mudanças mecânicas necessárias para sustentar o excesso de potência, com certeza este motor não terá uma vida longa.
Obviamente quando um mapeamento é mudado, você deve saber onde e como agir.
Sugerimos que você use o programa para corrigir mau funcionamento do motor devido a uma mistura de ar-combustível errada, para acertar um avanço de ignição errada, aumento de torque em baixas rotações, com melhoria de retomada e mais elasticidade no motor, com consumo reduzido.
Como ler um mapeamento
Com o programa ANÁLISE DE MAPEAMENTO DE EPROM você pode visualizar os mapeamentos diferentes como injeção e avanço. Um exemplo de conteúdo de uma EPROM é representado pela imagem seguinte:
Esta seqüência ininteligível de números e letras é convertida pelo programa em um gráfico legível como indicada na figura abaixo:
Como mudar um mapeamento
Mudando os valores em pontos específicos do mapeamento da EPROM, você verificará diferentes desempenhos do motor nas condições de operação determinadas.
Em primeiro lugar você lê a Eprom e salva o conteúdo em um arquivo, você executa o programa e, clicando em uma tecla, você escolhe o arquivo para ser carregado em memória
Neste momento, com a seleção de uma tecla, você gera um arquivo idêntico ao original, em que você pode fazer mudanças.
No banco de informações mostrado na Figura, você pode adicionar endereços referentes a pontos ativos da EPROM, os chamados ponteiros. A partir desta tela você pode abrir o programa já com o arquivo escolhido editado.
Tudo isso pode ser facilmente comparado ao original sobrepondo as duas curvas, como na Figura
:naodigas: :naodigas: Visto isto esta coisa de aumentar potencia até é facil é tudo uma questão de curvas :naodigas: :naodigas: :naodigas:
Fonte: motorar
O que é UCE e como é usada
As UCEs são dispositivos eletrônicos capazes de definir as condições de funcionamento do motor e adequá-lo as diferentes condições encontradas; elas governam todas as funções vitais do motor, da injeção de combustível nos cilindros ao ponto exato de ignição na câmara de combustão, do sistema de freio anti-bloqueio (ABS), ao sistemas de controle de tração.

UCE Bosch Motronic ML 5.4
A UCE controla o avanço e injeção dos automóveis, intervindo constantemente para um ótimo funcionamento do motor, compensando as variadas condições atmosféricas e de carga no motor.
Para funcionar corretamente, uma UCE precisa de alguns sinais que ela recebe de dispositivos chamados sensores, estes são montados em pontos específicos do motor, são eles:
* Sensor de temperatura e volume do ar admitido
* Sensor de temperatura do motor
* Sensor de rotação
* Sensor de detonação
* Sensor de posição da borboleta
* Sensor de quantidade de oxigênio no gás de descarga (sonda lambda )
A leitura e emissão de dados é feito em tempo real, durante o funcionamento do motor; os sinais que a UCE emite para os atuadores de controle do motor são:
* Tempo de abertura do injetor de combustível
* Correção do avanço de ignição
* Controle de marcha lenta
As vantagens deste sistema são:
* Economia de combustível
* Aumento do potência em algumas condições
* Maior torque, conseqüentemente mais aceleração
* Menor emissão de gases tóxicos
* Melhor desempenho a frio
* Marcha lenta constante em todas as condições
Onde estão instaladas as UCEs
Normalmente as UCEs estão situadas nos seguintes pontos:
* No lateral do lado do passageiro como na
* Debaixo do painel ou debaixo do porta-luvas,
* No compartimento do motor
O que é uma EPROM?
Uma EPROM (Memória apagável programável somente para leitura - Erasable Programmable Read Only Memory ) é um componente eletrônico capaz de armazenar milhares de dados; existem modelos diferentes, cada uma com uma capacidade de memória diferente; uma característica importante das EPROMs é que elas podem ser apagadas e reprogramadas muitas vezes.

O apagamento é feito submetendo as memórias a uma emissão de raios ultra-violeta, de um comprimento de onda específico, por um certo tempo, enquanto a gravação é feita com um dispositivo chamado Gravador de EPROMs. Uma amostra do software Programador de Eprom é mostrado na figura

Onde a EPROM está situada na UCE
Nas UCEs mais difundidas no comércio, a Eprom tem sua localização como mostrado nas figuras abaixo:



Como ler os dados de uma EPROM
Nas UCEs, a EPROM contém o sistema operacional e os parâmetros relativos ao funcionamento do motor em diferentes condições, estes parâmetros são denominados "mapeamento". Um exemplo é mostrado na Figura, onde você pode ver a quantidade de combustível injetada nos cilindros em função de duas variáveis diferentes, a carga e a rotação do motor.

Uma vez retirado o chip e inserida em um Programador de EPROM adequado, o conteúdo da memória pode ser lido e gravado como arquivo em um computador
Fases de um remapeamento
As operações de remapeamento são extremamente simples porque você trabalha essencialmente com parâmetros gráficos; o processo é composto por 7 fases :
1. Abertura da UCE,
2. Retirada da EPROM,
3. Leitura com o Leitor/Gravador de EPROM,
4. Remapeamento das curvas específicas,
5. Gravação do novo chip,
6. Inserção da EPROM na UCE,
7. Prova do carro.
A maioria das EPROMs originais podem ser apagadas e reutilizadas, porém é aconselhável aguardar um período técnico para só então apagar o chip original.
Nestas fases obviamente o emulador de Eprom não é usado, que ligado diretamente ao computador, pode alterar em tempo real as curvas do mapeamento, evitando assim as fases 4,5,6 no acerto do mapeamento, e obtendo o resultado para provar diretamente o efeito de mudança durante o executar ou em um banco de prova de máquina.
O Programa não tem um mapeamento padrão, ele permite ao operador configurar os parâmetros que ele prefere. A responsabilidade de todas as mudanças no motor ficam a cargo do operador.
Nenhuma parte da UCE pode ser danificada por uma programação errada, nem os componentes controlados por ela , como injetores, bobina de ignição, etc.. Estes componentes só podem ser danificados devido a curto circuitos ou polarizações invertidas, mas não por instruções erradas.
O motor pode ser danificado se não forem respeitadas as tolerâncias do projeto, como mostrado neste exemplo:
Se em um carro com motor turbo com capacidade de 100 HP, o mapeamento é mudado para a potência ser de 200 HP, agindo no tempo de injeção, no avanço de ignição , no overbooster e no limitador de rotações, sem fazer as mudanças mecânicas necessárias para sustentar o excesso de potência, com certeza este motor não terá uma vida longa.
Obviamente quando um mapeamento é mudado, você deve saber onde e como agir.
Sugerimos que você use o programa para corrigir mau funcionamento do motor devido a uma mistura de ar-combustível errada, para acertar um avanço de ignição errada, aumento de torque em baixas rotações, com melhoria de retomada e mais elasticidade no motor, com consumo reduzido.
Como ler um mapeamento
Com o programa ANÁLISE DE MAPEAMENTO DE EPROM você pode visualizar os mapeamentos diferentes como injeção e avanço. Um exemplo de conteúdo de uma EPROM é representado pela imagem seguinte:

Esta seqüência ininteligível de números e letras é convertida pelo programa em um gráfico legível como indicada na figura abaixo:

Como mudar um mapeamento
Mudando os valores em pontos específicos do mapeamento da EPROM, você verificará diferentes desempenhos do motor nas condições de operação determinadas.
Em primeiro lugar você lê a Eprom e salva o conteúdo em um arquivo, você executa o programa e, clicando em uma tecla, você escolhe o arquivo para ser carregado em memória
Neste momento, com a seleção de uma tecla, você gera um arquivo idêntico ao original, em que você pode fazer mudanças.
No banco de informações mostrado na Figura, você pode adicionar endereços referentes a pontos ativos da EPROM, os chamados ponteiros. A partir desta tela você pode abrir o programa já com o arquivo escolhido editado.

Tudo isso pode ser facilmente comparado ao original sobrepondo as duas curvas, como na Figura

:naodigas: :naodigas: Visto isto esta coisa de aumentar potencia até é facil é tudo uma questão de curvas :naodigas: :naodigas: :naodigas:
Fonte: motorar