- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,502
- Gostos Recebidos
- 1,113

Estava de férias na Croácia e teve de ser transportado de helicóptero.
Na rede social Twitter, o Ajax, o clube do qual foi diretor-geral, revelou que a situação está estável neste momento. Segundo o 'website' Tua Saúde, a hemorragia cerebral trata-se de um tipo de acidente vascular cerebral (AVC).
"Neste caso, ocorre sangramento ao redor ou dentro do cérebro, devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, geralmente uma artéria." Explicam que, por norma, a causa está relacionada com uma pancada forte na cabeça, ou traumatismo craniano, mas existem outras situações que o podem provocar.
É o caso da pressão alta descontrolada, consumo excessivo de álcool, algumas doenças no sangue ou até tumores cerebrais. Um aneurisma é outro dos possíveis motivos. Nesse caso, acontece devido à dilatação de um vaso sanguíneo do cérebro.
Dor de cabeça repentina, vómitos, perda de equilíbrio, tremor nas mãos, diminuição da frequência cardíaca e fraqueza generalizada são alguns dos sinais a que deve estar atento.
O 'website' refere que no caso de uma hemorragia cerebral o tratamento deve ser feito o mais rápido possível. É feita uma cirurgia para retirar o sangue que está acumulado no interior do crânio. O objetivo é diminuir a pressão e evitar lesões permanentes no cérebro.
Entre algumas das sequelas mais recorrentes estão a dificuldade em falar, engolir, andar ou realizar atividades do dia a dia. Em casos mais graves, pode mesmo existir algum tipo de paralisia.
IN:NM