• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

O meu primeiro GPS - tablet?

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos,

Tenho investigado acerca da possibilidade de adquirir um GPS e tem-me custado gastar muito dinheiro para depois andar sempre a investir em mapas. Além disso, acaba por ser raro usar um gps, pelo que se tivesse a possibilidade de usar o equipamento para outras coisas, até podia tornar-se um brinquedo engraçado.

Posto isto, foi-me sugerido por um amigo aqui do fórum o seguinte equipamento:
New 7� 4GB Touch Screen HD Car GPS Voice Navigation FM MP3 MP4 3D US Canada Maps | eBay
é baseado em WinCE 6.0, só tem como ligaçõe externas USB 2.0, mas poderia ser usado para a miúda ver uns bonecos nas férias ou jogar algum joguito que corra no equipamento. Também sei que é possível meter outros navegadores porque já foi feito aqui no fórum, se bem que tenho ideia que WinCE está algo desatualizado e não sei qual a longevidade do equipamento, quer pelas especicações, quer pelo normal evoluir dos softwares.

Pesquisei um pouco mais e descobri este:
7 inch Ultra Slim Android Tablet GPS Navigation 512MB 1GHz WiFi FM HD 8GB | eBay
é baseado em Android 4.0, já tem wi-fi, podendo fazer downloads da appstore da google e aceder à net. Além de custar o dobro do preço, não sei o que mais se pode fazer com ele. É possível meter-lhe softwares de navegação recentes e os últimos mapas? será que o processador, memória e módulo GPS são capazes?

Lamento as perguntas idiotas, mas nunca trabalhei nem com WinCE nem com Android.

Podem dar uma ajuda?

SV

raposo_744

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2008
Gostos Recebidos
0
eu uso o sygic
uma maravilha
também instalei o ndrive....

em comparação o sygic é super

poderia por aqui um link para o sygic mas as regras parecem não o permitir....procura no piratebay

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Gostos Recebidos
0
MODS: desculpem os links, esqueci-me :p

Bom dia raposo, obrigado pela resposta, mas as mnhas dúvidas persistem.

No entanto, aproveito: meteste esses num tablet? Se sim, com que sistema operativo?

SV

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Gostos Recebidos
0
ok, pelo que vejo também é android 4.0, mas acabam aí as semelhanças :)

raposo_744

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2008
Gostos Recebidos
0
se liga ,é só fazer o download para o pc e depois instalar no tablet

para isso precisas de algumas permissões no teu tablet e instalar o ES EXPLORADOR

Última edição:

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Gostos Recebidos
0
Ok, mas ainda não tenho o aparelho :)

A minha dúvida era mesmo entre um com WinCE 6.0 ou outro que custa o dobro do preço, que vem com Android 4.0 e tem wifi.

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Gostos Recebidos
0
Pessoal, por favor,

quem tem conecimento acerca de WinCE e/ou Android, opine sobre esta questão.

Não é o fim do mundo, mas não queria escolher e depois arrepender-me :p

Obrigado a todos.

SV

T-R3X

GForum VIP
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
55
winCE, tens TomTom, Sygic e afins... os Android esta na bera agora e devem existir sempre mais e mais soft GPS para eles... é uma questao apenas de escolha em termos de precos e o que queres fazer com eles... depende mesmo do GOSTO a meu ver...

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Gostos Recebidos
1
Pois é tudo uma questão do que quer gastar.1 tablet tem mais funções, como Wi-Fi e blutoth, mas custa 2x mais do que 1 GPS de 7 polegadas
Isto se quiseres já comprar uma tablet razoável.

Luis122

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 24, 2007
Gostos Recebidos
0
... nunca trabalhei nem com WinCE nem com Android.

Podem dar uma ajuda?
SV

Boas SardaoVoador

Decididamente que estamos na era do Android! e a verdade é que os WinCe estão obsoletos e a versão 6 ainda dá mais chatices que a versão 5. Os fabricantes de software gps para WinCE estão já há bastante tempo a não lançar novidades para as plataformas da microsoft, privilegiando o Android da google.
Por tudo isso não hesites na escolha de um tablet android com uma versão recente, 4.xx com gps e depois instalas o navegador pretendido (o igo primo é excelente). E se quiseres navegar através de um wifi aberto podes sempre fazê-lo com a maior das facilidades.
Cumps.

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Gostos Recebidos
0
Bem! Isto parece que não há uitas dúvidas! Algum dos user do WinCE se revolta com tão incisiva afirmação do Luís?

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boa noite a todos,

Tenho investigado acerca da possibilidade de adquirir um GPS e tem-me custado gastar muito dinheiro para depois andar sempre a investir em mapas. Além disso, acaba por ser raro usar um gps, pelo que se tivesse a possibilidade de usar o equipamento para outras coisas, até podia tornar-se um brinquedo engraçado.

Posto isto, foi-me sugerido por um amigo aqui do fórum o seguinte equipamento:
New 7� 4GB Touch Screen HD Car GPS Voice Navigation FM MP3 MP4 3D US Canada Maps | eBay
é baseado em WinCE 6.0, só tem como ligaçõe externas USB 2.0, mas poderia ser usado para a miúda ver uns bonecos nas férias ou jogar algum joguito que corra no equipamento. Também sei que é possível meter outros navegadores porque já foi feito aqui no fórum, se bem que tenho ideia que WinCE está algo desatualizado e não sei qual a longevidade do equipamento, quer pelas especicações, quer pelo normal evoluir dos softwares.

Pesquisei um pouco mais e descobri este:
7 inch Ultra Slim Android Tablet GPS Navigation 512MB 1GHz WiFi FM HD 8GB | eBay
é baseado em Android 4.0, já tem wi-fi, podendo fazer downloads da appstore da google e aceder à net. Além de custar o dobro do preço, não sei o que mais se pode fazer com ele. É possível meter-lhe softwares de navegação recentes e os últimos mapas? será que o processador, memória e módulo GPS são capazes?

Lamento as perguntas idiotas, mas nunca trabalhei nem com WinCE nem com Android.

Podem dar uma ajuda?

SV

Boas

Para sistema Android, tem um navegador GPS "gratuito" Tmn Drive ou Meo Drive, com o mapa de Portugal mais ou menos actualizado. Eu uso o mesmo com alguma frequência, com bons resultados num HTC Desire HD.

Pode dizer-se que é equivalente ao NDrive "versão aligeirada" (penso que o software vem da mesma empresa, a julgar pelos menus, etc).

Sobre os tablet's acessíveis, o modulo GPS pode deixar um pouco a desejar.
Depois se o tablet não tem modulo GSM, dificulta um pouco as coisas para ajuda de posicionamento, porque não existe a opção de GPS assistido "A-GPS".
Nestes casos é normal esperar 1 ou mais minutos até ter uma posição correcta para poder navegar.

Por ultimo, uma grande parte de tablet' s vendidos no Ebay (Made in China), não têm permissão para acesso total ao Google Market ou ao Play Store (à que pagar os Royalties à Google).
Neste ultimo caso, pode não ser possível aceder a determinado software ou actualizações.

Boas escolhas

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Gostos Recebidos
1
Isto vai tudo do uso que queira dar ao GPS e o dinheiro que quiser gastar.
Se é para ir para ir centro comercial,, o melhor é tablet, pois pode navegar a borla.
Se é só para usar quando vai passear e não sabe o caminho, o melhor é wince, fica mais barato.

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Gostos Recebidos
0
mrsat: "Por ultimo, uma grande parte de tablet' s vendidos no Ebay (Made in China), não têm permissão para acesso total ao Google Market ou ao Play Store (à que pagar os Royalties à Google).
Neste ultimo caso, pode não ser possível aceder a determinado software ou actualizações. "

Alguém sabe se este "bloqueio" dá para tirar? Ou se é possível istalar as aplicações sem ser através das "stores"?

T-R3X

GForum VIP
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
55
existem sempre forma de insytalar as coisas sem ser pela STORE

Luis122

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 24, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas SardaoVoador

Como referes o Ebay, é bom que verifiques se é compensatório comprar aí. É que de marca branca, consegues preços práticamente ao nível do Ebay e isto se não fores "bafejado" com uma possivel retenção na alfândega para pagar mais ums euritos. Tens ainda, comprando cá, os 2 anos de garantia que é muito importante.
Mas aconselho deixar essas marcas brancas tipo "wosters e afins" e optar por asus, hp ou outras que tais.
Cumps.

SardaoVoador

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2012
Gostos Recebidos
0
Olá Luís, boa noite :)

Epá, a única diferença mesmo são os €€€€€ não é? :)

Vou agora à procura do que aconselhas, mas não estou a ver um tablet 7" com GPS, dessas marcas, remotamnete perto do preço que pedem no ebay. A não ser que me possas mandar aí umas indicações? ;)

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
mrsat: "Por ultimo, uma grande parte de tablet' s vendidos no Ebay (Made in China), não têm permissão para acesso total ao Google Market ou ao Play Store (à que pagar os Royalties à Google).
Neste ultimo caso, pode não ser possível aceder a determinado software ou actualizações. "

Alguém sabe se este "bloqueio" dá para tirar? Ou se é possível istalar as aplicações sem ser através das "stores"?

Boas

Por acaso adquiri dois modelos diferentes, em que me deparei com esses problemas, desde não deixar actualizar o Flash-player, não permitir acesso total ao Google Market, etc etc.

Passado algum tempo, consegui contornar parcialmente o problema, com a instalação de Rom diferente, compatível com o chipset do tablet, e que já permitia acesso total e sem Bug's nas App gerais.
Ainda assim é uma lotaria, escolher um tablet Chinês de preço acessível, que tenha acesso total ao Market, ou em segunda opção que permita instalar uma Rom que permita todas as funcionalidades.

Actualmente existem fóruns que podem dar algumas dicas, de modelos ou clones de modelos que têm suporte de software.

Boas escolhas