O maior barco solar do mundo, segundo os seus construtores, foi inaugurado hoje em Kiel, no Norte da Alemanha, e prepara-se agora para uma viagem pela Europa este ano e uma volta ao mundo em 2011.
“É um sentimento único ver hoje um barco com o qual sonhei tanto”, comentou Raphael Domjan, o responsável pelo projecto e futuro capitão deste catamarã.
Com 30 metros de comprimento e 16 de largura, o barco está equipado com mais de 500 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos e será “limpo e silencioso”, segundo a PlanetSolar, nome da empresa e do barco.
A embarcação poderá atingir uma velocidade máxima de 15 nós (25 quilómetros/hora) e levar a bordo até 50 pessoas.
O “PlanetSolar”, construído no estaleiro naval de Knierim Yachtbau, em Kiel, será lançado à água no final de Março para realizar os primeiros testes antes de ser a estrela das cerimónias, em Maio, do 821º aniversário do porto de Hamburgo, o segundo maior porto europeu depois do de Roterdão (Holanda).
Para a volta ao mundo, os dois membros da tripulação contam ficar o mais perto possível do Equador para beneficiar ao máximo da luz solar. A viagem de cerca de 40 mil quilómetros está prevista durar perto de 140 dias, partindo do princípio que o barco possa manter uma velocidade média de oito nós, “uma velocidade considerável para um barco que funciona a energia solar”, comenta a PlanetSolar.
O catamarã atravessará o Oceano Atlântico, o Canal do Panamá, o Oceano Pacífico e o Oceano Índico, antes de passar pelo Canal do Suez em direcção ao Mar Mediterrâneo.
publico
“É um sentimento único ver hoje um barco com o qual sonhei tanto”, comentou Raphael Domjan, o responsável pelo projecto e futuro capitão deste catamarã.
Com 30 metros de comprimento e 16 de largura, o barco está equipado com mais de 500 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos e será “limpo e silencioso”, segundo a PlanetSolar, nome da empresa e do barco.
A embarcação poderá atingir uma velocidade máxima de 15 nós (25 quilómetros/hora) e levar a bordo até 50 pessoas.
O “PlanetSolar”, construído no estaleiro naval de Knierim Yachtbau, em Kiel, será lançado à água no final de Março para realizar os primeiros testes antes de ser a estrela das cerimónias, em Maio, do 821º aniversário do porto de Hamburgo, o segundo maior porto europeu depois do de Roterdão (Holanda).
Para a volta ao mundo, os dois membros da tripulação contam ficar o mais perto possível do Equador para beneficiar ao máximo da luz solar. A viagem de cerca de 40 mil quilómetros está prevista durar perto de 140 dias, partindo do princípio que o barco possa manter uma velocidade média de oito nós, “uma velocidade considerável para um barco que funciona a energia solar”, comenta a PlanetSolar.
O catamarã atravessará o Oceano Atlântico, o Canal do Panamá, o Oceano Pacífico e o Oceano Índico, antes de passar pelo Canal do Suez em direcção ao Mar Mediterrâneo.
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