• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

O corte do cordão umbilical pelo pai

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0



O corte do cordão umbilical pelo pai



A participação do pai no parto, em particular no corte do cordão umbilical





corte%20cordao%20umbilical.jpg




Desde que os hospitais e as maternidades abriram as salas de parto aos pais nas últimas duas décadas, um crescente número de homens optou por acompanhar e apoiar a mulher ao longo do trabalho de parto e assistir ao nascimento dos filhos. Dos que resistem a esta ideia, uma boa parte diz impressionar-se com sangue e seringas, não se sentir à vontade neste ambiente, pois até vê o parto como um ato violento, e tem medo de desmaiar em pleno «cenário de operações».


Mas também há os que, por razões culturais ou de educação, preferem ficar de fora. Do lado de fora ficam também os papás dos bebés que nascem por cesariana ou por parto instrumental, com recurso a ventosa ou fórceps, segundo os especialistas por razões que se prendem com a segurança da mulher. Aliás, sempre que à última da hora um parto normal evolui num destes sentidos, eles têm de abandonar o bloco.


Quando ficam, dar à luz passa do domínio exclusivo da mulher a experiência partilhada pelo casal, sendo mesmo apontada como uma das mais gratificantes para ambos.


VÍNCULO DO PAI COM O BEBÉ



Asseguram os especialistas que, envolvidos em todo o processo – seguramente uns mais do que outros e por motivos vários – os homens parecem dar uma importância especial ao momento em que são convidados a cortar o cordão umbilical que une a mulher ao filho.


«Sentem que o parto, que é uma coisa fisicamente só da mulher, lhes fez algum sentido e os envolve de uma outra forma», explica Isabel Carvalho, enfermeira da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, (MAC). E acrescenta: «O facto de estarem ali com as mulheres, de cortarem o cordão, para eles é sinónimo de que conseguem mais do que fazer o bebé. Por outro lado, este também é o primeiro momento em que estão de facto com o filho, pois até aí estavam com mãe e o bebé in utero.»


Contudo, a presença do homem na sala de partos tem de ser muito desejada, resultado de uma decisão do casal. E nunca porque se trata de moda, ou porque de certa forma passou a ser politicamente correto fazê-lo. Pelo menos é o que defende a enfermeira. «O homem tem de estar envolvido psicologicamente na gravidez, de outra forma não vai fazer lá nada. E a mulher tem que querer a sua presença», observa, perentória, lembrando que o assunto deve ser discutido em família, «até mesmo para ficar claro o que é que a mulher espera do companheiro».


É que enquanto algumas preferem ter os maridos simplesmente ao seu lado e de mãos dadas com elas – «é o suficiente para se sentirem mais calmas, tranquilas e seguras» – outras esperam deles um papel mais ativo e participativo.




sapo
 

Carla M

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 19, 2013
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Eu tive uma experiência linda durante o parto já q o pai esteve presente o tempo todo, me dando força e ainda pode cortar o cordão umbilical do nosso bebê. Estamos planejando ter mais um(a) filho(a). Gostaria de ler aqui artigos e discuções sobre a hora certa para cortar o cordão umbilical. Ouvi e li que o atraso do corte aumenta estoques de ferro e níveis de hemoglobina.
 

Carla M

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 19, 2013
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Claro... a experiência do papai durante e depois do parto e a experiência na hora de cortar o cordão umbilical deixou o pai mais próximo do nosso bebê. Desde o primeiro dia de vida e até agora ele está sempre assumindo atividades (trocar fralda, fazer a papinha, escolher as frutas, legumas para o preparo da refeição) q antes eram vistas como atividades para as mulheres. É lindo ver e sentir tanto carinho por um ser tão pequeno e lindo!
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
É verdade amiga

O impacto da experiencia do corte do cordão umbilical pelo pai tem um envolvimento emocional mais significativo. E se este participar dos cuidados com o bebe ficará ainda mais envolvido emocionalmente.

:espi28:
 

atlas1017

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2009
Mensagens
145
Gostos Recebidos
0
Preciso de uma opinião feminina...

A minha namorada pretende que eu esteja presente na altura do parto. Eu acho que não irei aguentar vê-la cheia de dores. E tenho medo de desmaiar (cada vez me identifico mais com o anúncio da OK Teleseguros...).

Por isso preferia não estar lá.

Vocês, se estivessem no lugar dela, iriam compreender e aceitar que, perante as circunstâncias, eu não estivesse lá? Ou iriam ficar chateadas por muito tempo?

Agradecia respostas sinceras, se possível.

Obrigado.
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela resposta.

:)


Pois é amigo,

as respostas chegam oportunamente, a partilha e a boa vontade são de todo o coração mas também é preciso tempo para outras coisas como deves compreender, pelo menos da minha parte.

Agora aqui vai a minha opinião se ainda vai a tempo: Pois eu sou de total acordo a que partilhes o momento do parto se podes fazê-lo, pois nem sempre é possível.

Além de te tornar muito mais cúmplice e unido com o teu filho/a é um momento que vos une também como casal. Embora te pareça que não vais aguentar, isso é o que pensas agora, na hora do parto vais estar lá a dar força á mulher que amas e ainda com vontade de ajudar também.

Claro que se o pai não assistir, a mãe acabará por entender mas lá dentro ficará sempre aquele dói-dói e isto também é relativo de mulher para mulher.

Boa sorte amigo e tudo de bom
 
Última edição:

cmcorreia

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
239
Gostos Recebidos
0
Ola Amigos
Eu tenho 2 filhos e estive presente para ver os 2 nascer,e foi eu que cortei o cortao aos dois,o que posso dizer é que é uma expriencia unica aconseilho todos os pais a tarem presentes é linnnnnnnnnnnndo jamais podes esquecer a Alegria que sintimos quando lhe pecamos para dar o primeiro banho :Espi06::Espi06:
 

atlas1017

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2009
Mensagens
145
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelas respostas (agora sem qualquer ironia). Deus queira que corra tudo bem. Terei mesmo de ir assistir. Tenho tanto medo. :(
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelas respostas (agora sem qualquer ironia). Deus queira que corra tudo bem. Terei mesmo de ir assistir. Tenho tanto medo. :(


Vai amigo

Vais ver que te vais recordar sempre desse momento, com muito orgulho. E não tenhas receio nenhum, são momentos maravilhosos.




Desejo-vos boa sorte e tudo de bom.
 
Topo