• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

O comportamento do seu gato

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
15
image_138.jpg

Os gatos têm capacidades têm características e comportamentos muito particulares que importa descrever e explicar. Desde a sua aptidão especial para caçar até à sua necessidade de dormir bastante, vamos tentar atravessar o mundo deste felino sob o ponto de vista comportamental.

Caçar

Embora pareça, não se pode dizer que todos os gatos nascem bons caçadores. Na verdade, esta actividade é fruto de uma aprendizagem estimulada não tanto pela necessidade de se alimentar, mas mais pela necessidade de se destacar e ganhar protagonismo no meio onde vive. Ao vislumbrar a sua presa, que jamais perde de vista, vai aproximando-se em movimentos rápidos, cautelosos e com o corpo rente ao chão. Quando já está muito perto, dá o último impulso agarrando a presa com as patas da frente. Após apanhar a presa geralmente o gato não a mata de imediato. Demora algum tempo até desferir dentada final. Entretanto vai libertando-a de vez em quando para a poder apanhar de novo numa melhor posição. Se o seu gato trouxer frequentemente ratos ou pássaros para casa não o repreenda. Encare como um presente e como uma demonstração de afecto!

Dormir

Olhamos para os gatos como animais cheios de energia e muito activos. No entanto, essa actividade corresponde apenas a um terço do dia. Os restantes dois terços são passados a dormir. Normalmente, o gato vai dormindo aos poucos durante o dia podendo perfazer dezasseis horas de sono. Deste modo, consegue acumular energia para os períodos de caça e brincadeira.

Brincar

Os jogos e as brincadeiras dos gatos transparecem muitos movimentos e atitudes típicos da caça. Seja com um novelo, com pequenos bonecos ou simplesmente com as suas mãos, o gato reage sempre como se estivesse a caçar. Na verdade, ao brincar, o gatinho vai aperfeiçoando os movimentos de caça, para que um dia mais tarde possa ser reconhecido como um bom caçador no seu meio. Nos gatinhos esta vertente de brincadeira é levada ao extremo mas sem nunca haver lugar a lesões. O dever do dono é incitar o seu gato a brincar pois desta forma exercita-o e ajuda-o a aperfeiçoar a sua destreza física.

Território

Os gatos têm um apurado sentido territorial que normalmente está associado ao seu "poder hierárquico" na sociedade felina. Os gatos mais fortes e activos possuem normalmente espaços mais vastos e mais apetecíveis. Mesmo em casa, o gato possui o seu território, seja um canto, um sofá ou uma almofada. A demarcação do território pode ser feita aspergindo urina, roçando a cabeça em objectos e esquinas, ou através de arranhadelas. Nas duas primeiras formas, o odor é o elemento diferenciador enquanto que na terceira, é o efeito visual que exerce esta função.


Fonte: arcadenoe
 
Topo