- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,953
- Gostos Recebidos
- 1,161
Segundo um novo estudo, o 'segredo' para melhorar a memória pode estar no corredor dos chocolates. Este acaba por ser um dos alimentos ricos em flavonoides que pode ajudar a melhorar o funcionamento cognitivo e do cérebro.
A investigação do Shibaura Institute of Technology, no Japão, foi publicada na Current Research in Food Science e mostrou como o chocolate negro, e outros alimentos, podem ser bastante úteis para a memória.
O poder dos chocolate (e dos flavonoides) para melhorar a memória
Descobriram que os ratos que consumiram mais flavonoides libertaram mais noradrenalina, uma substância química ligada ao estado de alerta e concentração. Os resultados apresentam que em apenas uma hora os animais apresentaram resultados 30% melhores resultados em testes de memória do que os que não consumiram.
"Concluímos que é o sabor específico que se encontra nos flavonoides que serve como um estímulo, transmitindo sinais diretamente para o sistema nervoso central", explica em comunicado Yasuyuki Fujii, um dos autores do estudo, aqui citado pela Fox News.
"A sensação causada pelos flavonoides, que conferem ao chocolate negrpe ao chá forte um sabor ligeiramente amargo, pode ativar nervos sensoriais que se comunicam diretamente com o cérebro."
"As respostas ao stress provocadas pelos flavonoides neste estudo são semelhantes às provocadas pelo exercício físico. Portanto, a ingestão moderada, apesar de sua baixa biodisponibilidade, pode melhorar a saúde e a qualidade de vida", continua Yasuyuki Fujii.
Comer chocolates todos os dias?
Apesar dos resultados positivos, poderá ser cedo para dizer que o consumo de chocolate negro todos os dias pode trazer diversos benefícios ao cérebro? "Não acredito que tenhamos dados suficientes ainda para recomendar que o consumo de chocolate negro seja uma forma segura e eficaz de melhorar a memória", contou o médico Johnson Moo à Fox News
IN:NM
