Novas técnicas «especiais»

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
David Marti e Colin Arthur vão ser homenageados no Fantasporto

Novas técnicas «especiais»

David Marti e Colin Arthur vêm ao Porto transmitir aos seus fãs a sua vasta experiência em caracterização e efeitos especiais.





David Marti e Colin Arthur, detentores de óscares de caracterização e efeitos especiais, vêm à trigésima edição do Fantasporto, onde serão homenageados e vão dar workshops sobre as novas técnicas nesta área, disse ontem a directora do festival, Beatriz Pacheco Pereira.
A responsável sublinhou que 'os efeitos especiais são a forma de manipulação de que o cinema fantástico está mais dependente', e deu como exemplo caracterizações célebres como as de Doug Bradley em Hellraiser ou Freddy Kruger em Nightmares em Elm Street, para falar só nos tempos mais recentes.
O Festival Internacional de Cinema do Porto, que se inicia segunda-feira, convidou David Marti (óscar da Melhor Caracterização em 2007 por «O Labirinto do Fauno») e Colin Arthur («2001 - Odisseia no Espaço»), que vêm ao Porto transmitir aos seus fãs a sua vasta e premiada experiência nesta área.
Estes especialistas, que também serão homenageados na sessão de abertura, asseguram dois workshops em que revelarão as recentes técnicas de maquilhagem e de efeitos especiais.
Participam na 30ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto - Fantasporto 2010, 401 filmes, dos quais 40 estão nas secções oficiais competitivas do festival - 15 admitidos na secção Cinema Fantástico, oito na Semana dos Realizadores, dez na competição Curtas de Cinema Fantástico e sete na secção Orient Express, dedicada ao cinema dos países da Ásia Oriental.
'Não teremos este ano as habituais estrelas como convidados, devido à diminuição dos apoios, o que é uma pena num ano em que se comemora o 30.º aniversário do festival, mas todos os realizadores dos filmes estão convidados e grande parte deles já confirmou a sua vinda', disse Beatriz Pacheco Pereira.
Entre os convidados estão o produtor Samuel Hadida e o realizador Michael Basset, do filme The Book of Eli, que é passado na sessão de abertura.
A contenção de custos levou a que este ano não haverá a tradicional tenda gigante na Praça de D. João I, onde se concentrava a animação, que passa para o terceiro piso do Rivoli.
'Estaremos todos mais apertados, mas, por outro lado, também se acentua a efervescência característica dos festivais', disse.
O Fantasporto decorre nas duas salas do Teatro Rivoli até 7 de Março, apresentando, além das várias secções competitivas e retrospectivas, um conjunto de manifestações paralelas que relacionam a Sétima Arte com as mais diversas valências da cultura.

David Marti. Óscar da Melhor Caracterização em 2007


DR
 
Topo