• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Nova calçada e exposições no Porto

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Nova calçada e exposições no Porto

AGOSTINHO SANTOS

O quarteirão de Miguel Bombarda, no Porto, acolhe, este sábado, mais um ciclo de inaugurações de mostras em simultâneo. Parte da rua foi transformada em zona pedonal e a calçada foi pintada por Ângelo de Sousa.

Quem se deslocar, a partir das 15 horas, à Rua de Miguel Bombarda para assistir às inaugurações das exposições de artes plásticas será surpreendido com pintura e desenho da autoria de Ângelo de Sousa que está na base do novo piso daquela artéria. Pinto Ribeiro, ministro da Cultura, e Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, estarão presentes.

Trata-se de um projecto com cerca de nove anos, mas que só agora se concretiza. Ângelo de Sousa aceitou o convite do JN para se deslocar a esta zona da cidade e revelou estar satisfeito com o resultado das obras de pavimentação da artéria. Confessa que o resultado final está de acordo com as suas expectativas e em consonância com a maqueta que apresentou em Junho de 2000.

"Este meu trabalho foi concebido para as pessoas o pisarem e para se divertirem, não foi executado com o objectivo de chocar ninguém nem de causar qualquer tipo de frenesim. É uma pintura que pretende dar ânimo à rua, nada mais" , acrescentou o pintor.

Manuel Ulisses, da galeria Quadrado Azul (que inaugura hoje uma mostra de Ângelo de Sousa), considera o projecto fantástico e diz estar convencido de que irá enriquecer e embelezar "não só o património da rua, mas o da própria cidade". Manuel Ulisses considera satisfatória a atitude da Câmara do Porto de ter acolhido a ideia dos galeristas daquela via e considera que seria "genial se a calçada prosseguisse por toda a rua". Orgulha-se, por outro lado, de ter sido ele a indicar o nome de Ângelo de Sousa para executar as pinturas para o piso da rua.

O galerista Fernando Santos também considera que a pintura de Ângelo de Sousa vai contribuir para melhorar o "rosto" da zona e acha fundamental que o projecto se expanda por toda a artéria. "Este é um bom princípio, que deveria ser colocado em prática por toda a artéria, que é frequentemente visitada por milhares de pessoas. Acho que a Câmara deveria apostar neste projecto e também transpô-lo para outras ruas da cidade", sublinhou.

A rua está pronta para acolher aqueles que a partir de hoje visitarem as galerias de Miguel Bombarda. Para ver mais de 20 exposições, que, como manda a tradição, abrem em simultâneo. São múltiplas as propostas, da pintura ao desenho, da escultura à instalação.


JN
 
Topo