• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Nordeste com centro de actividades ocupacionais

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Nordeste com centro de actividades ocupacionais
O Centro de Actividades Ocupacionais do Nordeste, que foi inaugurado no passado dia 14 acolherá, diariamente, vinte e cinco jovens daquele concelho e representou, para o Governo, um investimento de 836 mil euros, a que acrescerá um subsídio anual, para o seu funcionamento, de 110 mil euros.
Carlos César anunciou no acto de inauguração a criação do Plano Integrado para a Qualidade de Vida do Cidadão com Necessidades Especiais, em colaboração com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, no âmbito do trabalho de cooperação realizado nas Redes de Apoio Integrado.
Segundo adiantou, "esse plano assentará no direito de todos a uma integração plena na comunidade, na acessibilidade como factor facilitador da autonomia e da reabilitação, e terá como estratégia fundamental a capacitação e dotação de competências, ajudas ou ambientes que permitam uma vida o mais independente possível."
O presidente do Governo dos Açores pormenorizou que o Plano para a Qualidade de Vida do Cidadão com Necessidades Especiais irá abranger áreas ainda de dificil acesso às pessoas com deficiência e dependência, nomeadamente em aspectos como a utilização das novas tecnologias, o emprego apoiado, o desporto e os tempos livres, o turismo social, a subsistência após a morte dos cuidadores directos, a acessibilidade aos serviços públicos, os serviços de apoio psico-emocional, a habitação e a gestão partilhada dos serviços de transporte adaptados.
"Para o Governo, o apoio à pessoa com necessidades especiais, nomeadamente aos cidadãos com deficiência, aos cidadãos com doença degenerativa e aos cidadãos com dependência por motivo de doença mental, não é somente uma questão de construção de equipamentos. Comporta, também, um processo de reabilitação e suporte social, que acompanhe todo o ciclo de vida numa permanente conjugação entre os sistemas de suporte técnico especializados e diferenciados, a rede de equipamentos existentes de apoio à família e os processos de inclusão social na comunidade", afirmou Carlos César.
Referindo que, com a inauguração do C.A.O. do Nordeste, se consolidava a política governamental de reforço da Rede Regional de Equipamentos Sociais e de aposta nas estruturas de apoio social de proximidade geográfica e na sua gestão por instituições particulares de solidariedade social, Misericórdias e outras medidas associativas, o presidente do Governo sublinhou que "os Açores são, indiscutivelmente, a região do País com a melhor rede social de apoio ao cidadão e à família".
Investindo já mais de três milhões de meio de euros por ano no funcionamento de estruturas dirigidas à Deficiência e Dependência, o Governo está prestes a iniciar a construção do Centro de Vila Franca, tem em fase de projecto o da Ribeira Grande e em fase de remodelação e amploação o da Maia.
Para 2009, adiantou Carlos César, está projectada a instalação de unidades de apoio à Deficiência nas Capelas e na Lagoa, e prevista a edificação de dois Lares Adaptados, em S. Miguel, num total de investimento superior a 5,5 milhões de euros.
"Quando entrei para o Governo eram apoiadas pouco mais de 90 pessoas com deficiência nos Açores. Hoje, o Governo conseguiu estender esse apoio a mais de mil e cem pessoas. Sentimo-nos orgulhosos do trabalho que temos feito e que estamos a fazer, o qual demonstra, nesta área tão sensível, como em outras, a nossa determinação em recuperar tempos perdidos e negligências absolutamente incompreensíveis", afirmou o presidente do Governo.

Fonte:Correio dos Açores
 
Topo