- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,428
- Gostos Recebidos
- 1,111

Assim que pensa em Ozempic, o tratamento da diabetes e a perda de peso são logo as primeiras coisas que podem vir à cabeça. Contudo, existem mais benefícios que este tipo de medicamento pode ter.
De acordo com um estudo publicado no European Neuropsychopharmacology, o uso deste tipo de injeções pode ajudar a reduzir a dependência do uso de cocaína e outras drogas. A investigação mostrou que estavam em processo de recuperação teve menos 52% de vir a ter uma recaída.
"Estudos anteriores, tanto no nosso grupo como noutros, descobriram que a semaglutida pode reduzir o consumo e o desejo por álcool em humanos e animais", começou por dizer Elisabet Jerlhag, uma das responsáveis do estudo.
Um novo efeito promissor do Ozempic
Este é o primeiro estudo que revela o potencial da semaglutida, encontrada nestes medicamentos, como uma alternativa no combate à dependência de cocaína. "É importante ressaltar que também descobrimos que, após um período de abstinência, houve uma queda de 62% na procura por cocaína nos animais que tomaram semaglutida e a motivação foi reduzida em 52%."
Contudo, deixa um aviso sobre os resultados que foram conseguidos. "Este foi um trabalho feito com animais, então, de momento, não podemos dizer que temos um tratamento viável para a dependência humana de cocaína." Assim, aponta que serão necessários estudos mais alargados e com humanos para perceber os reais efeitos deste tipo de medicamentos no combate à dependência de drogas.
“São resultados muito promissores, ressaltando a necessidade de estudos em humanos, especialmente porque não há tratamentos farmacológicos existentes para dependência de cocaína.”
Os efeitos secundários do Ozempic
Nos últimos meses, têm sido relatados alguns efeitos secundários comuns entre as pessoas que toma este tipo de medicamento. Conheça os mais comuns.
'Vulva de Ozempic'
É um dos mais recentes efeitos secundários relatados por mulheres. Chama-se 'Vulva de Ozempic' e afeta os lábios vaginais que acabam por ficar mais flácidos e parecer envelhecidos. A rapidez da perda de peso pode causar flacidez visível da pele, flacidez e rugas em todo o corpo", disse a começou por dizer a obstetra e ginecologista Sherry Ross ao The New York Post.
‘Cara de Ozempic’
Ao The New York Times, uma pessoa disse que o seu rosto "parecia exausto e velho". "A rápida perda de peso leva à perda de volume no rosto, mas também pode afetar o colágeno e a elastina da pele", explicou àquele jornal a cirurgiã plástica Jennifer Levine. "O rosto de quem usa Ozempic pode parecer magro, murcho e flácido. Pense numa uva-passa."
‘Seios Ozempic'
O termo tem sido usado para descrever um aumento da flacidez dos seios. "Se perdeu muito peso num curto espaço de tempo, com qualquer um dos medicamentos injetáveis para perda de peso, como Ozempic, Wegovy ou Mounjaro, deve ter notado que, assim como o seu rosto, os seus seios também começaram a 'murchar'", começou por dizer Walter Joseph, médico norte-americano e cirurgião plástico, num vídeo publicado no Instagram. Na mesma rede social, explicou que, "tal como acontece com o 'rosto de Ozempic', a perda significativa e rápida de peso não permite que a pele tenha tempo suficiente para recuperar, recuar e encolher".
‘Dedos de Ozempic’
Várias mulheres têm alertado para um efeito secundário alegadamente relacionado com a toma de Ozempic. O fenómeno até já tem um nome: 'dedos de Ozempic'. "Nunca percebi que a perda de peso também acontecia nas mãos, mas, de repente, a minha aliança deixou de servir. Girava no dedo e quase caiu. Agora, estou sempre preocupada em perdê-la", contou Jessica, uma professora de Houston, nos Estados Unidos, em entrevista ao New York Post.
IN:NM