• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Museus:IMC espera «luz verde» para contratar 135 vigilantes

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Museus:IMC espera «luz verde» para contratar 135 vigilantes

O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) aguarda «luz verde» do Ministério das Finanças para contratar 135 vigilantes para os museus nacionais, disse hoje à Agência Lusa a subdirectora deste organismo tutelado pelo Ministério da Cultura.

Na edição de hoje, o jornal Público noticiava que o Museu do Chiado, por decisão do director, Pedro Lapa, vai passar a fechar também à terça-feira por falta de vigilantes, porque a situação colocava em causa a segurança do acervo do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

De acordo com Clara Camacho, subdirectora do IMC, o problema, que tem vindo a agravar-se nos últimos anos, vai agudizar-se durante esta segunda quinzena de Setembro devido ao fim dos contratos com recepcionistas e vigilantes que constituíram um reforço durante o Verão, quando os museus nacionais recebem mais visitantes.

«Aguardamos autorização do Ministério das Finanças para desbloquear a contratação de 135 vigilantes de forma a suprir as necessidades dos museus», disse a responsável, acrescentando que a permissão poderá surgir «nas próximas semanas».

Clara Camacho recordou que o problema da escassez de pessoal começou em 2001 e piorou com a entrada em vigor do regime das carreiras dos museus e a impossibilidade de abrir concursos para contratação de pessoal por não haver vagas.

«Face a esta situação, têm sido feitos contratos sazonais, portanto o problema é recorrente», e tem obrigado vários directores de museus a fechar salas das exposições, ou a encerrar totalmente as entidades à hora do almoço, o que já aconteceu ao Museu Nacional do Azulejo e ao Museu Nacional de Arte Antiga.

O caso «mais extremo» foi o do Museu do Chiado, com a decisão de encerrar totalmente à terça-feira, mas a responsável esclareceu que «os directores dos museus nacionais têm autorização para gerir esta situação de acordo com as suas necessidades».

Assim que o Ministério das Finanças autorizar a assinatura dos contratos, o IMC espera resolver «de forma definitiva» a falta de vigilantes nos museus nacionais.




dd/lusa
 
Topo