• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Museu Oriente acolhe (O Despertar da China)

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Museu Oriente acolhe "O Despertar da China"

Com os filmes The Other Half, Little Moth e Blackguard Qiangzi, nos dias 24, 27 e 28 de Setembro.

O ciclo de cinema “O despertar da China” prossegue, no Museu do Oriente, com os filmes The Other Half, Little Moth e Blackguard Qiangzi, nos dias 24, 27 e 28 de Setembro, às 21h30, no Auditório.

A longa-metragem de Ying Liang, The Other Half, descreve, de forma sensível e irónica, a vida numa cidade industrial da China.

O filme integra as histórias verídicas de mulheres levadas a recorrer ao aconselhamento legal, numa ficção também ela protagonizada no feminino.

As aventuras de uma menina de 11 anos, comprada por um casal pobre para mendigar na rua, são retratadas em Little Moth, realizado por Tao Peng.

Esta história de sobrevivência, nos escalões mais baixos da sociedade chinesa, é filmada com uma enorme sensibilidade e uma precisão quase documental.

A encerrar esta mostra do actual cinema chinês, um dos mais diversificados e dinâmicos no contexto da produção contemporânea mundial, Blackguard Qiangzi, de Wei Xue-Qui, dá a conhecer as dificuldades que um ex-presidiário tem que ultrapassar, na adaptação à vida em sociedade.

Longe dos clichés prevalecentes nos media ocidentais, estes filmes mostram que histórias se inventam, hoje, sobre a vida no gigante asiático e como os percursos individuais estão a ser afectados pelas profundas transformações sociais, económicas e culturais, em curso no país.





tvnet
 
Topo