• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Monumentos em Portugal têm «excesso de visitantes»

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Alerta por parte do presidente da Comissão Nacional da Unesco


Alguns monumentos portugueses classificados como Património Mundial têm «excesso de visitantes», advertiu o presidente da Comissão Nacional da Unesco, Fernando Andresen Guimarães.

O responsável não adiantou, porém, quais os monumentos em causa, tendo apenas referido que a situação não atinge, por exemplo, o Alto Douro Vinhateiro ou a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.

Em declarações à agência Lusa, Fernando Andresen Guimarães defendeu que só uma «regulação» pode combater o excesso de visitantes.

«Tem de ser regulamentado e verificado», sublinhou, admitindo terem já decorrido conversas sobre o assunto com as entidades nacionais.

Fernando Andresen Guimarães reconheceu que a «cobrança» de entradas nos monumentos Património Mundial é uma forma de regular, mas também permite a delimitação de «horários e acessos» ou os espaços não serem «utilizados para outros fins».

Para o responsável, «o turismo deve ter qualidades que, por si próprias, não prejudiquem o património».





Fábrica de Conteúdos
 

lilinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2008
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Olá Xica:

Pois não me julgues do "bota-abaixo" mas permite-me discordar do Ex.mº Presidente da Comissão Nacional da UNESCO.
Provavelmente, esse senhor deve seguir os roteiros turísticos que tanto as agências de viagens como os seus lacaios se ufanam em publicitar. Eu, na minha singeleza de portuguesa conhecedora do Portugal profundo sou obrigada a discordar da visão de tão ilustre personalidade uma vez que, o verdadeiro Portugal não vem nem em mapas turísticos e muito menos em roteiros. O verdadeiro Portugal turístico e ainda bem está a salvo de máquinas de filmar, fotografar e outras avançadas tecnologias; o Portugal verdadeiro está nos trilhos dos pastores que ainda praticam a transumância por essas serras fora; na ordenha manual e fabrico artesanal do queijo que não necessita certificados de UE para ser consumido sem febres de malta ou da malta; nos lugarejos onde se podem encontrar ainda figuras saídas de páginas aquilinianas e no labor de todo um povo que tem avançado ao longo de muitas histórias e se tem demarcado de retóricas de circunstância ao longo da própria História.

O recado que transmito a esse senhor é que pode vir ter comigo que sou gente simples que não faz nem dos títulos nem dos pergaminhos, escadas para subir facilmente e à custa do que quer e de quem quer que seja! Aí, sim! Serei capaz de lhe mostrar o Portugal livre de toda a panóplia de cartazes, de enfeites e de falsos fogos de artifício que na minha modesta opinião não passarão nunca de fogos-fátuos!

Lilinha escreveu para que se saiba o que é verdadeiramente turismo capaz de conhecer Portugal
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Lilinha,
não discordo daquilo que dizes e não és nada do "bota-abaixo". Fizeste muito bem dar a tua opinião, discutindo assim o tópico apresentado. Haja sempre diferentes pontos de vista. :espi28:
 
Topo