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Ministério da Educação cria rede de escolas de referência e alarga unidades de apoio especializado na educação especial
26 de Set de 2008
O Ministério da Educação (ME) assegura, no ano lectivo de 2008/2009, a criação de uma rede de escolas de referência destinada a alunos cegos e surdos bem como o alargamento das unidades de apoio especializado em perturbações do espectro do autismo e em multideficiência.
Comparativamente com o passado ano lectivo, as unidades de apoio especializado em perturbações do espectro do autismoregistam um crescimento de 46 por cento (137 unidades em 119 agrupamentos) as unidades de multideficiência um aumento de 39 por cento (220 unidades em 204 agrupamentos), verificando-se, ainda, um crescimento de 49 por cento no número de terapeutas.
Foi criada uma dotação orçamental adicional para a criação de unidades destinada aos agrupamentos e para fundo de maneio mensal.
Relativamente às escolas de referência para o ensino bilingue de alunos surdos, o presente ano lectivo conta com uma dotação adicional de formadores e de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (LGP).
Quanto aos projectos de cooperação com instituições do ensino particular e cooperativo, aprovados de acordo com a Portaria n.º 1102/97 de 3 de Novembro, regista-se um crescimento global de 26 por cento relativamente ao ano lectivo de 2007/2008.
Com o objectivo de dar respostas adequadas aos alunos com necessidades educativas espaciais de carácter permanente, o ME lançou também 13 novos centros de recursos de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), permitindo, assim, no início do presente ano lectivo, o funcionamento de 25 centros de recursos TIC para estes alunos.
No ano lectivo de 2008/2009, estão previstos cursos de formação em educação especial destinados a 1200 professores e outros técnicos dos ensinos público e particular (incluindo centros de educação e recuperação de crianças inadaptadas e instituições particulares de solidariedade social), bem como um curso de formação para 700 auxiliares de acção educativa que vão exercer funções nas unidades de apoio especializado em autismo e multideficiência.
Os formadores são professores das unidades, terapeutas e psicólogos de algumas instituições de educação especial com experiência de trabalho com crianças com deficiência e respectivas famílias.
Para alunos com cegueira, baixa visão e problemas neurológicos, estão disponíveis 615 manuais escolares em formato digital adaptados dos ensinos básico e secundário, 7500 volumes em braille, correspondentes a manuais escolares dos ensinos básico e secundário, e 25 000 figuras em relevo.
ME
26 de Set de 2008
O Ministério da Educação (ME) assegura, no ano lectivo de 2008/2009, a criação de uma rede de escolas de referência destinada a alunos cegos e surdos bem como o alargamento das unidades de apoio especializado em perturbações do espectro do autismo e em multideficiência.
Comparativamente com o passado ano lectivo, as unidades de apoio especializado em perturbações do espectro do autismoregistam um crescimento de 46 por cento (137 unidades em 119 agrupamentos) as unidades de multideficiência um aumento de 39 por cento (220 unidades em 204 agrupamentos), verificando-se, ainda, um crescimento de 49 por cento no número de terapeutas.
Foi criada uma dotação orçamental adicional para a criação de unidades destinada aos agrupamentos e para fundo de maneio mensal.
Relativamente às escolas de referência para o ensino bilingue de alunos surdos, o presente ano lectivo conta com uma dotação adicional de formadores e de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (LGP).
Quanto aos projectos de cooperação com instituições do ensino particular e cooperativo, aprovados de acordo com a Portaria n.º 1102/97 de 3 de Novembro, regista-se um crescimento global de 26 por cento relativamente ao ano lectivo de 2007/2008.
Com o objectivo de dar respostas adequadas aos alunos com necessidades educativas espaciais de carácter permanente, o ME lançou também 13 novos centros de recursos de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), permitindo, assim, no início do presente ano lectivo, o funcionamento de 25 centros de recursos TIC para estes alunos.
No ano lectivo de 2008/2009, estão previstos cursos de formação em educação especial destinados a 1200 professores e outros técnicos dos ensinos público e particular (incluindo centros de educação e recuperação de crianças inadaptadas e instituições particulares de solidariedade social), bem como um curso de formação para 700 auxiliares de acção educativa que vão exercer funções nas unidades de apoio especializado em autismo e multideficiência.
Os formadores são professores das unidades, terapeutas e psicólogos de algumas instituições de educação especial com experiência de trabalho com crianças com deficiência e respectivas famílias.
Para alunos com cegueira, baixa visão e problemas neurológicos, estão disponíveis 615 manuais escolares em formato digital adaptados dos ensinos básico e secundário, 7500 volumes em braille, correspondentes a manuais escolares dos ensinos básico e secundário, e 25 000 figuras em relevo.
ME