billshcot
Banido
- Entrou
- Nov 10, 2010
- Mensagens
- 16,629
- Gostos Recebidos
- 160
Já não é rentável, há vários anos, para um consumidor com o seu computador pessoal tentar minerar bitcoins ou outras das principais criptomoedas, que pode encontrar no nosso conversor de moedas virtuais. Demora demasiado tempo e consome demasiada energia.
Pode existir, no entanto, uma alternativa: tentar minerar criptomoedas diferentes, menos conhecidas. Quanto menor o poder de computação dedicado a cada moeda, mais rentável será tentar minerar com equipamento comum. Algumas criptomoedas anunciam até algoritmos desenhados para serem resistentes a ASICs, com o objetivo de democratizar a mineração.
Existe, contudo, uma desvantagem óbvia: se os fundamentos económicos da bitcoin já são questionáveis, os das criptomoedas menos conhecidas são praticamente inexistentes. Com eventuais exceções para uma ou outra, com características distintivas e aplicações especificas, estamos a falar de especulação no seu grau mais puro.
Não recomendamos nenhuma criptomoeda específica para minerar. É como procurar uma agulha num palheiro, dado que estão sempre a surgir novas, normalmente envoltas em promessas irrealistas de constituírem uma revolução tecnológica. Tentativas de manipulação do mercado para inflacionar os preços são comuns, infelizmente, dado que não existe qualquer regulação.
Portanto, é duvidoso que valha a pena manter um computador ligado propositadamente para este fim.
O que claramente não recomendamos é que invista as suas poupanças na compra de criptomoedas e muito menos o deve fazer no caso das mais obscuras.