Portal Chamar Táxi

Informação Mesmo que sejam de lazer, a ciência explica a importância de ter rotinas

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,953
Gostos Recebidos
1,161
naom_691434a9f3de4.webp


Costuma dizer que "não gosta de rotinas"? Provavelmente associa, erradamente, essas rotinas a hábitos aborrecidos. Que tipo de rotinas costuma ter? Há muitas áreas da sua vida que precisam de uma organização extra e criar rotinas pode ser a salvação.


Especialistas sublinham a necessidade de criar hábitos, mesmo que estes sejam associados a momentos de lazer.


Definir períodos de tempo e rituais que promovem a organização do tempo que algumas tarefas ocupam no nosso dia pode ser vantajoso. Aliás, a ciência relaciona a criação de rotinas com o aumento dos níveis de produtividade.


A Skilled at Life confirma este raciocínio e enumera alguns benefícios, independentemente do tipo de rotina que tenha definido.


Entenda-se por rotina uma forma de ritual que consegue, de alguma forma, combater a preguiça. Pequenos hábitos como tomar o pequeno-almoço a uma hora específica ou escovar os dentes, constituem uma rotina.


Todos temos objetivos, necessidades, desejos e recursos diferentes, mas por norma, todos temos ou deveríamos ter uma rotina.


Ao contrário do que se pensa, uma rotina não aprisiona ninguém, pode aliás ajudar a libertar-nos de hábitos prejudiciais e que nos levam ao conformismo.


Nem todas as rotinas são aborrecidas. Ter uma rotina não significa ficar entediado, muito pelo contrário. Provavelmente até já criou algumas rotinas, mesmo sem se aperceber.


Benefícios de criar uma rotina


Torna-nos mais eficientes ao mesmo tempo que reduz a necessidade de planeamento exaustivo. Quando temos uma rotina conseguimos fazer algumas dessas tarefas em "modo piloto automático" sem ter de pensar muito.





Quando terminamos uma tarefa, sabemos de imediato o que se segue. Padronizar alguns momentos do dia pode tornar os resultados mais eficientes, uma vez que não vamos dispersar e perder tempo a pensar no que devemos fazer.


Desta forma, também não nos obriga a planear exaustivamente as tarefas óbvias do dia a dia todas as manhãs.


Cria uma estrutura sólida no nosso dia a dia


Uma rotina diária acaba por fornecer estrutura e uma sequência lógica de acontecimentos garantidos nas nossas vidas.


Ao familiarizarmo-nos com alguns momentos do dia também nos vamos sentindo mais confortáveis com o que temos que fazer diariamente.


Economiza tempo


O tempo é um bem precioso que temos à nossa disposição e, uma vez perdido, não pode ser recuperado. Ao seguir uma rotina, consegue poupar tempo que, de outra forma, seria gasto em planeamento.


Leva a bons hábitos e acaba com os maus


Os especialistas dizem que o segredo para construir bons hábitos é a repetição. Ao criarmos rotinas, aparentemente saudáveis, podemos perspetivar um futuro que reflita esse novo comportamento. Se começar a ir ao ginásio, por exemplo, pode começar a ver resultados a longo prazo se esse comportamento se tornar numa rotina consistente.


Constrói proatividade e melhora habilidades


Quando tem uma rotina, começa a fazer essas tarefas mais vezes e, por isso, também as aperfeiçoa, o que significa que com o tempo vai ficando cada vez mais apto. Se pensar em atividades em que se considera mais habilidoso, pode concluir que provavelmente as executou de forma repetida. A prática leva à perfeição.


Reduz a procrastinação


No momento em que um conjunto de tarefas se torna rotineiro, reduz a probabilidade de procrastinarmos ao fazê-las. Esses momentos tornam-se enraizados e acaba por realizar essas tarefas de forma, quase inconsciente e automatizada por impulsos.


Fomenta a autoconfiança


Estes especialistas sublinham que o momento do desenvolvimento da rotina também ajuda a aumentar a autoconfiança, uma vez que nos oferece uma sensação de "tremenda satisfação" por vermos que somos capazes de desempenhar aquilo a que nos propomos.


Ajuda a economizar dinheiro


As rotinas podem ajudar a economizar dinheiro, sobretudo se isso implicar rotinas de alimentação. Por exemplo, fazer marmitas ou snacks para durante o dia vai mantê-lo saciado e, por isso evitar que gaste dinheiro desnecessariamente.


Cumprir com as suas rotinas diárias pode impactar até na sua saúde psicológica, chegando a proporcionar momentos de relaxamento mais extensos, uma vez que vai sentir que concluiu todas as missões do dia e pode ser uma porta para o sucesso.

IN:NM
 
Topo